WILSON FERNANDO VARGAS DE ANDRADE (Titular) e LUCIANO NAREZI DE BRITO (suplente)
ANA DE CASSIA MORAES ABDALLA BERNARDINO (Titular) e CARLOS RENATO PINA DOS SANTOS (suplente)
ISABELLA MAMPRIM BALBINO (Titular) e INÊS VIEIRA SERPA (suplente)
JOSÉ ANTONIO LEMOS DOS SANTOS (Titular) e JULIANA DEMARTINI (suplente)
JOÃO LUCAS DE CARVALHO NEVES (Titular) e MAURICIO JOSE MANSUR (suplente)
GISLAINE FABRIS (Titular) e GERALDO AUGUSTO PERRUPATO DE SOUSA (suplente)
DORIANE AZEVEDO (Titular) e MAURICIO GUIMARAES DE OLIVEIRA (suplente)
FABIOLA FATIMA MARTINO (Titular) e VANDREIA CRISTIANE FERNANDES SANTOS PIRONNET (suplente)
MARIANA TAMPIERI SERAPHIM COELHO (Titular) e ALBA REGINA BADOCO (suplente)
JANDIRA MARIA PEDROLLO (Titular) e VERA REGINA MAGALHAES BAGGETTI (suplente)
Obs. Veja a síntese de currículos de cada candidato após o plano de trabalho.
Plano de trabalho:
1. Desenvolver campanhas pela valorização profissional do Arquiteto e Urbanista.
• Defender as atividades privativas dos arquitetos e urbanistas previstas na Resolução 51 e promover campanhas juntos aos agentes do poder público (executivo, legislativo e judiciário) e a sociedade da sua abrangência;
• Defender a elaboração do projeto completo para garantir a execução de obras de qualidade e custos compatíveis, favorecendo o controle e a transparência para o cliente público e privado;
• Estimular a modalidade de concurso de projetos de arquitetura e urbanismo, especialmente para oportunizar inovações e ampliar o mercado de trabalho para os jovens profissionais;
• Promover oficinas e rodas de diálogo para o debate dos caminhos futuros da profissão de arquitetura e urbanismo buscando sugestão dos profissionais para intensificar as ações do CAU.
2. Orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício profissional e o cumprimento do Código de Ética e Disciplina do CAU.
• Desenvolver um canal de comunicação permanente com os profissionais do Estado para sugestões de metas estruturantes à profissão;
• Intensificar a fiscalização de concursos e contratações para serviços, obras e projetos que discrimine o profissional de arquitetura e urbanismo;
• Manter a disseminação do código de ética para entendimento de todos os profissionais para evitar infração por desconhecimento;
• Intensificar os planos de fiscalização para o exercício ilegal da profissão, a fim de reduzir a prática irregular da profissão de arquitetos e urbanistas por leigos.
3. Divulgar e orientar a aplicação da Tabela de Honorários de Serviços de Arquitetura e Urbanismo, assim como fomentar ações pela remuneração digna e justa ao Arquiteto e Urbanista no exercício da profissão.
• Estimular e apoiar ações das entidades e associações locais de arquitetos e urbanistas para difusão da tabela de honorários, desenvolvida pelo CEAU - Colegiado Permanente das Entidades Nacionais de Arquitetura e Urbanismo e homologada pelo CAU/BR, para subsidiar propostas de melhoria para a compreensão pelos profissionais, órgãos públicos e a sociedade.
4. Ampliar a presença dos serviços do CAU/MT no interior do estado.
• Reforçar as ações do “CAU-CONECT” – itinerante, que percorrerá os diversos polos, regiões e municípios do Estado promovendo o atendimento presencial, realizando fiscalização e cursos orientados para operacionalização das atividades desenvolvidas pelo CAU de interesse dos profissionais.
5. Fazer gestão junto aos órgãos e instituições da administração pública, especialmente às Prefeituras para:
• Estimular a criação e manutenção de quadros técnicos compostos de Arquitetos e Urbanistas para o desenvolvimento das atividades referentes à profissão;
• Incentivar e apoiar a criação de Lei de Assistência Técnica para atendimento às populações de baixa renda com a contratação de profissionais de arquitetura e urbanismo para coordenação das equipes de trabalho;
• Desenvolver, em parceria com o Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado de Mato Grosso – Sindarq/MT, campanhas e ações para garantir a remuneração do piso salarial dos arquitetos e urbanistas e valorização da carreira, com gestão baseada na meritocracia;
• Sugerir medidas e apoiar ações das Prefeituras para inibir a execução de obras sem projeto e sem o acompanhamento de profissional habilitado, executadas por leigos;
6. Apoiar o projeto para elaboração de Plano Diretor Participativo em 106 municípios, sob a orientação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD e de acordo com a Nova Agenda Urbana aprovada na Conferência da Organização das Nações Unidas - ONU, HABITAT III, em Quito no Equador, em parceria com a Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, a Assembleia Legislativa – AL/MT e o Tribunal de Contas do Estado – TCE/MT.
• Defender o planejamento urbano como instrumento de desenvolvimento e transformação das cidades.
7. Intensificar a aproximação com as Instituições de Ensino de Arquitetura e Urbanismo.
• Participar ativamente com palestras e seminários para os estudantes relativos ao exercício profissional, mercado de trabalho e ética.
8. Instituir modelo de gestão por meio das seguintes ações:
• Intensificar a transparência da gestão e dos gastos do Conselho possibilitando a participação dos profissionais nas decisões tomadas e na definição de prioridades;
• Apoiar o fortalecimento das entidades representativas dos Arquitetos e Urbanistas de Mato Grosso para a composição do CEAU – Colégio Permanente das Entidades Nacionais de Arquitetura e Urbanismo;
9. Ampliar o canal de comunicação com o CAU/BR;
• Propor a reavaliação do modelo do Fundo de Apoio aos CAUs de pequeno porte possibilitando isentar a contribuição dos CAUs de médio porte, com propósito de reverter esses recursos para ações em benefício do CAU no estado;
• Propor a criação de programas de incentivos financeiros mediante repasse do CAU/BR para os CAUs o para o desenvolvimento de ações de interesse local.
Candidatos a conselheiro federal e suplente:
WILSON FERNANDO VARGAS DE ANDRADE ( TITULAR )
Currículo : Graduado em Arquitetura e Urbanismo na 1ª turma da FAU-CESUP em Campo Grande/MS (1990). Pós-graduado em Gerente de Cidade pela FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado, em São Paulo(1999), e Gestão Pública no Brasil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Foi gerente na Caixa por 25 anos, com atuação nas áreas de habitação, saneamento e desenvolvimento urbano e conselheiro no CMDU-Cuiabá (1996 a 2006). Exerce cargo técnico na Caixa além de arquiteto autônomo.
Como Presidente do Conselho de Arquitetura de Urbanismo de Mato Grosso, desde 2015, foi Coordenador do Fórum de Presidentes do CAU do Brasil (2016), integrou a missão do CAU/BR na Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III), em Quito/Equador (2016) e representa o CAU/MT no Conselho Deliberativo Metropolitano da Região do Vale do Rio Cuiabá e no Conselho Estadual das Cidades de Mato Grosso.
LUCIANO NAREZI DE BRITO ( SUPLENTE )
Currículo : Formado no ano de 1991 pela Unimar ,campus de Tupã -SP , Atua como arquiteto desde 1992 no Estado de Mato Grosso , especificamente , no município de Tangará da Serra , com escritório próprio de Projetos e Acompanhamento de Obras . Participou da primeira gestão do CAU , como Conselheiro Estadual Titular e agora nesta segunda Gestão, é Suplente de Conselheiro Federal por Mato Grosso .
Candidatos a conselheiros estaduais e suplentes:
1 . ANA DE CASSIA MORAES ABDALLA BERNARDINO ( TITULAR )
Currículo : Cássia Abdallah, graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Gama Filho, RJ; possui escritório de arquitetura e urbanismo em Cuiabá, MT; Foi Presidente do IAB/MT; Fez especialização em “Gerente de Cidades”, na Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, SP e Mestrado em “Ambiente e Desenvolvimento Regional” pela Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT; Diretora de Plano Diretor, por 10 anos, na Prefeitura de Cuiabá onde coordenou a elaboração de várias leis urbanísticas; Professora na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, FAU, da Universidade de Cuiabá, UNIC, nas disciplinas de Planejamento Urbano e Regional, Infraestrutura Urbana e Urbanismo; Conselheira Federal Suplente pelo estado de Mato Grosso, na primeira gestão do CAU/BR; Atualmente Conselheira Federal Titular, membro da Comissão de Ética e Disciplina, CED/BR e da Comissão de Politica Urbana e Ambiental, CPUA/BR.
1 . CARLOS RENATO PINA DOS SANTOS ( SUPLENTE )
Currículo : CURSO SUPERIOR
Estabelecimento: Universidade de Cuiabá - UNIC
Cidade: Cuiabá Estado: Mato Grosso
Período: Noturno
Data de Conclusão: 2004
Curso: Arquitetura e Urbanismo.
PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU
Estabelecimento: Universidade Castelo Branco-RJ
Cidade: Cuiabá Estado: Mato Grosso
Período: Um final de semana por mês
Data de Conclusão: janeiro de 2006
Cursando: Iluminação e Design de Interiores
OUTRAS ATIVIDADES
- Ex-presidente em exercício do IAB-MT ( Instituto de Arquitetos do Brasil- MT) 2008-2009;
- Conselheiro Superior do IAB-MT 2010-2011;
- Conselheiro Titular do IAB-MT no Conselho Municipal de Desenvolvimento Estratégico em Cuiabá, Mato Grosso de 2008- 2010.
- Conselheiro Superior do IAB-MT 2015-2016.
- Docente na Universidade de Cuiabá- UNIC de 2013-2016.
2 . ISABELLA MAMPRIM BALBINO ( TITULAR )
Currículo :
Isabella Mamprim Balbino, 33 anos, Arquiteta e Urbanista, graduada pela UNIC, Universidade de Cuiabá no ano de 2007. Trabalhou no escritório Ckn Arquitetura e Urbanismo no período de Jan/2008 a Dez/2011, com o cargo de Arquiteta e Urbanista, na Arte de cor Assessoria Comunicação e Eventos, no período Jan/2012 a Dez/21013, na organização do evento Morar Mais por menos, com o cargo de Arquiteta Coordenadora e Diretora Administrativa, na Secretária de Educação do Estado de Mato Grosso – SEDUC, no ano de 2014 no cargo de fiscal de obra da estrutura escolar. Hoje possuo um escritório em sociedade com a Arquiteta Janaína Serra chamado Sala de Projetos.
2 . INÊS VIEIRA SERPA ( SUPLENTE )
Currículo : Profissional liberal, atualmente desenvolve projetos e atividades na área de arquitetura e urbanismo no setor público e privado. Acredita na Arquitetura e na Engenharia como ferramenta social e agregadora de valores, no trabalho em Equipe com comprometimento e entrega. “Um excelente Projeto só será excelente se todos forem valorizados e respeitados, assim eu ganho, assim todos ganham."
3 . JOSÉ ANTONIO LEMOS DOS SANTOS ( TITULAR )
Currículo : Mini curriculum vitae
José Antonio Lemos dos Santos: Nascido em Cuiabá, MT, é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UnB em 1974. Pós-Graduado em Planejamento Habitacional pela UnB 1975. Pós-Graduado em Planejamento Urbano pela UnB 1976. Foi Superintendente do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá (1993/2000); Secretário Municipal de Governo de Cuiabá (1995), Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá (2001), Secretário Executivo do Aglomerado Urbano Cuiabá/Várzea Grande (2001/2005) e Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano de Cuiabá (2006). Foi presidente da Associação Profissional dos Arquitetos de Mato Grosso (APA-MT) e do Departamento de Mato Grosso do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-MT). Atualmente é Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Cuiabá – UNIC, é articulista do Diário de Cuiabá e de diversos sites de notícias na área de Arquitetura e Urbanismo e aut
3 . JULIANA DEMARTINI ( SUPLENTE )
Currículo : Arquiteta urbanista, graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso e pós-graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina (Mestrado) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (Doutorado). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso e Coordenadora do Programa de Extensão Oficina Comunitária de Arquitetura (OCA). Atua também em prol da efetivação da Lei da Assistência Técnica (Lei N°11.888/2008), por meio de projetos de extensão, pesquisas e palestras.
4 . JOÃO LUCAS DE CARVALHO NEVES ( TITULAR )
Currículo : ARQUITETO E URBANISTA
Possui 10 anos de experiência em sustentabilidade, com formação técnica em Edificações e formação acadêmica em Arquitetura e Urbanismo, trabalha com projetos, planejamento, execução e fiscalização de obras. Em 2007, escolheu desenvolver projetos e construções sustentáveis, como metodologia adotou a Permacultura, e através dela, descobriu como criar impactos positivos, transformando espaços e pessoas no Brasil e no exterior. Em 2012, criou a CAN Sustentável - Escritório de Bioarquitetura, e atua como coordenador dos trabalhos, projetos e equipe, criando ideias, viabilizando soluções e implantando sistemas sustentáveis que envolvem técnicas construtivas de bioconstrução dos mais variados sistemas e materiais naturais. Em 2013, fundou o LACAN - Laboratório de Permacultura localizado em Cuiabá/MT, o Lacan, um laboratório de experimentos, um espaço destinado a formação de pessoas, construção de tecnologias sociais e promoção de experiências para uma vida sustentável.
4 . MAURICIO JOSE MANSUR ( SUPLENTE )
Currículo : Carreira desenvolvida nas áreas de Gerenciamento e Gestão de Projetos, Criação e Projetos Arquitetônicos, Consultorias, coordenação de equipes multidisciplinares e análises de empreendimentos, Construções Residenciais e Comerciais; Reforma e Regularização de Obras Civis, Perícias, Laudos e Avaliações de Terrenos e Imóveis, Engenharia de Segurança do trabalho.
5 . GISLAINE FABRIS ( TITULAR )
Currículo : ARQUITETA E URBANISTA FORMADA PELA FACULDADE DE ARQUITETURA DA UNIC-CUIABÁ EM 2004.
ARQUITETA E URBANISTA DIRETORA DO ESCRITÓRIO PERSONNALITÉ ARQUITETURA EM SINOP-MT DESDE 2004.
CONSELHEIRA DO CREA-MT NA GESTÃO DE 2008-2010.
CONSELHEIRA DO CAU-MT NA GESTÃO DE 2015-2017.
PROFESSORA NA UNIC SINOP AEROPORTO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DESDE 2007.
SEGUNDA SECRETÁRIA DA ARQNORTE-MT NA GESTÃO 2017-2019.
5 . GERALDO AUGUSTO PERRUPATO DE SOUSA ( SUPLENTE )
Currículo : Arquiteto Geraldo Augusto Perrupato de Sousa
Brasileiro, casado, 53 anos (07/07/1964).
Natural de Rondonópolis - MT
Rua das Tamareiras, 2.489– Jardim Maringá II.
Sinop - MT
Resumo das qualificações técnicas profissionais.
Já foi conselheiro suplente do CREA-MT de 01/01/2006 à 31/12/2008 e conselheiro Titular do CREA-MT e Coordenador adjunto da Câmara de Arquitetura de 01/01/2011 à 01/12/2011. Conselheiro Estadual do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) com mandato de 2011até dezembro de 2014. Tendo recebido o título de ARQUITETO DO ANO DE 2010 reconhecido pela Comissão do Mérito do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (CREA-MT). Presidente da AENOR(Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Norte de Mato Grosso) de 05/04/2008 à 02/06/2010. E atualmente é Vice-presidente da ArqNorte(Associação do Norte de Mato Grosso).
ATUALMENTE CURSANDO PÓS-GRADUAÇÃO NA UNIC- SORRISO – GESTÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL.(Em fase de conclusão do artigo)
6 . DORIANE AZEVEDO ( TITULAR )
Currículo : Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (1999). Mestre em História e Fundamentos da Arquitetura, do Urbanismo e da Urbanização (2006) e doutora em Planejamento Urbano e Regional (2015) pela FAU/USP. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos de Arquitetura Institucionais, Planos de Desenvolvimento e Estudos de Impacto Ambiental. Professora e Pesquisadora vinculada ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo - UFMT, ministrando disciplinas na área de urbanismo e planejamento urbano e regional. Coordena o Grupo de Pesquisa ÉPURA ( Estudo de Planejamento Urbano e Regional) e o Programa de Extensão EPURAinQUADRANTES. As pesquisas atuais voltam-se para Políticas Territoriais que estruturam Mato Grosso e seus municípios e as articulações decorrentes com a rede urbana nacional e internacional (destacando as interações com a América Latina).
6 . MAURICIO GUIMARAES DE OLIVEIRA ( SUPLENTE )
Currículo : Arquiteto e Urbanista formado há 13 anos, especialista em Artes Visuais e mestre em Arquitetura e Urbanismo.
7 . FABIOLA FATIMA MARTINO ( TITULAR )
Currículo : Arquiteta , urbanista, gestora pública e engenheira de segurança do trabalho, formada em 98 na UniABC. Pós graduação em Gestão e Orçamento Público na Escola do Legislativo ICE /MT.• Pós graduação em Engenharia de Segurança no Trabalho – Unic KrotoIuni MT. Trabalho concursada por 14 anos no departamento de engenharia da prefeitura municipal em Sorriso.Credenciada pela Br Petrobras / Chevron / Texaco / Ipiranga – Combustíveis do Brasil por especificar a marca da bandeira na arquitetura do Norte MT.• Fui responsável pela implantação Praça dos esportes e da Cultura Ministério das Cidades DF. Onde Sorriso foi a primeira cidade no Brasil a conseguir a liberação e os projetos estarem concluídos. Orientei Rondonópolis, Cuiabá, Natal RN, Goiânia... Conselheira fundadora do CAU MT, Conselheira Estadual das Cidades – SeCid MT.
Em 2014 recebeu o título de Cidadã Matogrossense na ALMT. Em 2017 recebeu o título de Cidadã Sorrisense.
Currículo : DADOS PESSOAIS:
VANDREIA C F S PIRONNET
- Estado Civil: Casada
- Data Nascimento: 09/12/72
- CPF: 110.834.468-27
- RG: 25.172.819-5 SSP/SP
- End. Residencial: Rua Décio Buralli nº405-E Centro Tangará da Serra MT.
CEP 78.300-000 Tel: 0xx65-3326.9714
- End. Comercial: Av Ismael José do nascimento nº102-N Centro Tangará da Serra MT.
CEP 78.300-000 Tel / Fax: 0xx65-3325.2028 Cel: 0xx65-9 9987.1399
F O R M A Ç Ã O:
- Curso de Arquitetura e Urbanismo
Pela Universidade de Marília SP
Período de 1992 a 1996 - Colação de Grau em 24 de Janeiro de 1997.
- Curso de Legislação Profissional
Pelo CREA MT–Conselho regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de MT
Agosto de 1997.
- Curso de Perícias e Anomalias em Edificações
Pelo IMA-Instituto Matogrossense de Engenharia de Avaliações e Perícias
Agosto de 1997.
- Curso de Engenharia Legal e Avaliações.
Pelo IMA-Instituto Matogrossense de Engenharia de Avaliações e Perícias
Maio de 1999.
- Curso de Arquitetura e
8 . MARIANA TAMPIERI SERAPHIM COELHO ( TITULAR )
Currículo : Arquiteta Urbanista em dezembro/2008 pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais , especialista em Gestão, Licenciamento e Auditoria Ambiental em 2014 pela Universidade Norte do Paraná. Profissional liberal atuante em Rondonópolis e docente na Escola Técnica Estadual de Rondonópolis e na Faculdade Anhanguera.
8 . ALBA REGINA BADOCO ( SUPLENTE )
Currículo : Alba Regina Badoco, data de de nascimento: 19/03/1698, solteira, natural de Rolândia/PR. Formada em 17/01/1992, pelo CESUP Centro de Ensino Superior Prof. Plínio Mendes dos Santos, em Campo Grande - MS. Experiência profissional: Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul, no setor de Levantamento e Projetos de Restauração do Casarío do Porto de Corumbá, Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, no setor de Análise de Projetos. Arquiteta autônoma desde 1997, com trabalhos realizados em Campo Grande/MS, Cambé/PR, Primavera do Leste, Rondonópolis, Jaciara, Santo Antônio do Leste, Lucas do Rio Verde e Sinop. Atua em Campo Verde desde 1999. Conselheira titular dos Conselhos Municipais de Planejamento Urbano e Habitação.
9 . JANDIRA MARIA PEDROLLO ( TITULAR )
Currículo : Arquiteta, graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Educação Ritter dos Reis de Porto Alegre/RS (1981). Especialista em Geoinformatização no Planejamento das Cidades, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica / Cuiabá/MT (Lato Sensu, 2008).
Atuou na iniciativa privada na elaboração de projetos arquitetônicos, elétricos e hidrossanitários (1982/1992).
No setor público trabalhou no Departamento de Viação e Obras Públicas do Estado de MT (1984/1986); na Prefeitura de Cuiabá, como arquiteta (1986/1992), posteriormente como Diretora de Pesquisa e Informação (1992/2011) e Assessora Técnica (2012).
Atuou como Assessora Técnica do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso - CAU/MT (2013/2014).
Foi Assessora Técnica da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá - Agem/VRC, posteriormente Diretora de Planejamento Metropolitano, responsável pela coordenação da elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da RM-VRC.
9 . VERA REGINA MAGALHAES BAGGETTI ( SUPLENTE )
Currículo : GRADUADA EM ARQUITETURA E URBANISMO/ RJ
MESTRA EM EDUCAÇÃO PATRIMONIAL/ MT