Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

05/04/2024ㅤ Publicado às 11:50

A então discente Gabriella Regina Santos Torres, vinculada a UFMT, ganhou o 3º lugar no Edital do Concurso CAU/MT nº 02/2023, de seleção e premiação de trabalhos de conclusão de curso (TCC), na categoria de projeto relacionado ao patrimônio cultural. O trabalho intitulado “O desafio de se projetar em espaços de memória” propõe a construção de anexos de apoio para o Museu Histórico e Arqueológico Joaquim Marcelo Profeta da Cruz, em Vila Bela da Santíssima Trindade.

O museu está sendo transferido para o prédio do Palácio dos Capitães Generais, uma edificação tombada em nível federal (juntamente com as ruínas da Matriz) e em nível estadual, dentro do conjunto do Centro Histórico de Vila Bela. A proposta prioriza a separação entre as áreas expositivas e técnicas/administrativas, através da criação de edifícios de apoio em seu entorno imediato, evitando alterações significativas na estrutura do prédio e contribuindo para sua preservação.

O projeto consiste em um anexo na lateral do Palácio dos Capitães Generais, abrigando um café, uma loja, uma praça à sudeste da edificação e, ao final desta praça, outro anexo que abriga a parte administrativa e apoio ao público. A praça funciona como ligação entre as edificações, que se complementam por compartilhar os métodos construtivos e os ritmos, porém com variações buscando demonstrar através das técnicas utilizadas, a contemporaneidade das novas construções.

“Após receber uma avaliação satisfatória e obter feedbacks positivos na apresentação final do meu TCC, a oportunidade de participar de um concurso de arquitetura se revelou como um importante marco em minha trajetória acadêmica”, declarou Gabriella Regina. Ela recomenda aos demais estudantes que estes se envolvam com concursos de arquitetura, já que a experiência enriquece não somente o currículo, mas também possibilidade novos aprendizados.

“Como conselho aos futuros participantes, ressalto a importância de manter peças gráficas facilmente adaptáveis durante o processo de elaboração do TCC, visando seu potencial uso futuro. Em suma, a participação no concurso de arquitetura representou uma experiência gratificante e enriquecedora para minha formação acadêmica, contribuindo, inclusive, para minha entrada no programa de mestrado que atualmente frequento”, destaca a arquiteta.

Clique aqui e confira a prancha completa

Saiba mais:
TCC Premiado: “Casa Coração” – projeto de casa de veraneio cristaliza a história de uma família
TCC Premiado: Proposta de parque linear no entorno do córrego da lavadeira em Peixoto de Azevedo
TCC premiado: projeto arquitetônico de um Centro de Inovação Tecnológica e Pesquisa em Cuiabá
TCC Premiado: Projeto de uma clínica médica humanizada
TCC Premiado: Casa.Centro – Moradia estudantil no Centro antigo de Cuiabá
Premiado TCC: Neuroarquitetura aplicada em espaços de coworking

Juliana Kobayashi, Comunicação CAU/MT

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

23/07/2024

Inovação e Política Pública Marcam 41ª Reunião do Fórum de Presidentes do CAU/UFs

Destaques

23/07/2024

CAU/MT recebe Abilio Brunini (PL) e apresenta carta com políticas públicas para desenvolvimento da cidade

Destaques

23/07/2024

Inscrições abertas – Semana da Habitação 2024 aborda Moradia Digna e resiliência

Destaques

22/07/2024

Disponível: assista a 150ª Reunião Plenária do CAU/MT