Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

21/03/2024ㅤ Publicado às 09:42

A então discente Gabriela Gasparotto, vinculada a UFMT, ganhou o 2º lugar no Edital do Concurso CAU/MT nº 02/2023, de seleção e premiação de trabalhos de conclusão de curso (TCC), na categoria de projeto relacionado ao patrimônio cultural. O trabalho intitulado “Neuroarquitetura aplicada em espaços de coworking” foi desenvolvido considerando as novas formas de trabalho que vem surgindo diante de demanda individuais e de mercado.

Visando atender esse novo mercado, o projeto desenvolveu um espaço de coworking, considerando que no modelo de trabalho compartilhado a organização espacial é primordial para o bem-estar e a qualidade do uso do espaço pelos usuários. Sendo assim, para potencializar e a realização das atividades dentro do empreendimento proposto, a neuroarquitetura foi o norte para elaboração dos espaços e da relação entre eles.

O terreno escolhido para desenvolvimento do projeto está situado no entorno do Centro Histórico de Cuiabá. A escolha de Gabriela partiu de uma inquietação diante do abandono desse importante espaço, somado ao objetivo de usar o apelo da memória afetiva vinculada à história local, da cidade, das edificações, dos materiais, das técnicas construtivas e a ancestralidade para desenvolver a sensação de pertencimento dos usuários do espaço.

Diante disso, o projeto considerou a legislação pertinente estabelecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, que impôs restrições ao desenvolvimento da proposta. Existem limitadores quanto à altura da construção e profundidade dos cortes do terreno; somando a necessidade de manter um padrão de identidade com o conjunto arquitetônico do entorno.

Através do estudo do público-alvo e das necessidades de um coworking, houve a criação de quatro modelos de salas no setor definido como área de coworking: sala privativa com brinquedoteca, oficina, sala multiuso e espaço de reunião. Na área de serviço estão a administração, DML e depósito e vestiários e banheiros. Os espaços de livre acesso ao público são a biblioteca, o restaurante e espaço de exposição.

Clique aqui e confira a prancha completa

Gabriela comenta como desenvolveu seu TCC já considerando sua entrada no mercado de trabalho e como o concurso promovido pelo CAU/MT gerou prestígio para esse extenso trabalho que foi produzido. Aos próximos participantes ela recomenda o estudo minucioso do edital e a preparação antecipada de toda a documentação pertinente.

Saiba mais:
TCC Premiado: “Casa Coração” – projeto de casa de veraneio cristaliza a história de uma família
TCC Premiado: Proposta de parque linear no entorno do córrego da lavadeira em Peixoto de Azevedo
TCC premiado: projeto arquitetônico de um Centro de Inovação Tecnológica e Pesquisa em Cuiabá
TCC Premiado: Projeto de uma clínica médica humanizada
TCC Premiado: Casa.Centro – Moradia estudantil no Centro antigo de Cuiabá

Juliana Kobayashi, Comunicação CAU/MT

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

23/07/2024

Inovação e Política Pública Marcam 41ª Reunião do Fórum de Presidentes do CAU/UFs

Destaques

23/07/2024

CAU/MT recebe Abilio Brunini (PL) e apresenta carta com políticas públicas para desenvolvimento da cidade

Destaques

23/07/2024

Inscrições abertas – Semana da Habitação 2024 aborda Moradia Digna e resiliência

Destaques

22/07/2024

Disponível: assista a 150ª Reunião Plenária do CAU/MT