Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

06/12/2019ㅤ Publicado às 13:00

Entre os mais variados temas que serão abordados no evento “Pináculo 01”, está o patrimônio histórico e cultural. A temática será tratada durante a palestra “Patrimônio Histórico: Preservação e Planejamento”, ministrada pela arquiteta e urbanista, Lia Motta. A atividade será realizada no dia 11 de dezembro, das 9h às 10h30, no auditório do Sesc Arsenal em Cuiabá.

Com a Constituição Federal de 1988 foram conquistados novos meio para integração da preservação ao planejamento urbano, permitindo o desenvolvimento de propostas mais abrangentes de proteção de sítios e imóveis das cidades. Foi adotado no mesmo regulamento, um conceito amplo de patrimônio, como sendo bens portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos grupos sociais.

Sendo assim, devemos pensar em quais medidas os arquitetos e urbanista fazem uso dessa nova concepção constitucional de patrimônio e em seu potencial para a promoção de cidades mais democráticas, que incluam os diferentes grupos sociais como pertencentes à cultura e à história dos territórios. Essa e outras discussões serão levantas durante a palestra, que será aberta para profissionais, estudantes e sociedade.

Os interessados em participar da atividade, devem preencher a lista de interesse. Ressaltamos que essa inscrição, NÃO garantirá a vaga do inscrito. No dia do evento, o participante deverá realizar o credenciamento para efetivar sua participação.

Clique aqui e preencha a lista de interesse.

Destacamos ainda que, como custo de inscrição, o participante deverá levar no dia da palestra, 2kg de alimentos não perecíveis ou um produto de limpeza. Todos os itens recebidos, serão doados posteriormente ao evento a instituições carentes na região metropolitana de Cuiabá.

Foto: Arquivo pessoal

Conheça a ministrante:
É graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ (1975), especialista em Conservação e Restauração de Sítios e Monumentos Históricos pela UFMG (1978), mestre em Memória Social pela UNIRIO (2000) e doutora em Urbanismo pela UFRJ (2017). Foi bolsista residente na Universidade Estadual de Campinas, na linha de pesquisa Paisagens Urbanas Contemporâneas: Espaço e Poder (1997-2). Desde 1977 é servidora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), onde foi coordenadora-geral de Pesquisa e Documentação (COPEDOC) de 2004 a 2016.

Coordenou o Programa de Especialização em Patrimônio do IPHAN (PEP) de 2004 a 2011 e o Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural, criado em 2011 a partir da experiência do PEP. Foi conselheira notório saber do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro (INEPAC), de 1995 a 2011. Atualmente compõe a equipe da Coordenação de Formação Profissional do Centro Lucio Costa e o corpo docente permanente do Mestrado Profissional do IPHAN.

Saiba mais:
PINÁCULO 01: Abertas as inscrições para as listas de interesse do evento
PINÁCULO 01: Esclarecimentos sobre a lista de interesse
PINÁCULO 01: Confira a programação completa
PINÁCULO: Palestra “Reflexões sobre o papel do arquiteto”

Giovanna Fermam, Comunicação CAU/MT

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

18/12/2024

Balanço de fiscalização – Relatório de novembro de 2024

Destaques

18/12/2024

Fórum de Presidentes realiza última reunião ordinária do ano em Brasília

Destaques

17/12/2024

CAU/MT recebe certificados de ouro e bronze pelo “Prêmio Colunistas Centro-Leste 2023”

Destaques

17/12/2024

Verificação de autenticidade do documento: Como saber se um RRT é verdadeiro?