Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

21/08/2019ㅤ Publicado às 16:32

Foto: Giovanna Fermam

Promovido em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico, o 1º Encontro do Patrimônio Cultural de Cuiabá contou com a participação de profissionais e estudantes de arquitetura e urbanismo do Estado. O evento foi realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de Mato Grosso (IPHAN-MT) com o apoio do Sebrae MT.

Compondo a mesa do debate estava o Presidente do CAU/MT, André Nör, a Prof. Drª Ana Paula Farah, a Superintendente do IPHAN-MT, Amelia Hirata e a mestranda em Preservação do Patrimônio Cultural pelo IPHAN, Maria Bárbara Guimarães. O encontro teve o objetivo de debater possíveis alteração na Instrução Normativa do Conjunto Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico de Cuiabá.

Foto: Juliana Kobayashi

Iniciando o debate, a Prof. Drª Ana Paula Farah, fez uma apresentação sobre a o campo disciplinar do restauro arquitetônico e urbano atualmente, falou da importância da memória histórica, fez uma comparação entre arquitetura, urbanismo e restauro, entre outros assuntos. Ela demonstrou alguns exemplos de edificações históricas restauradas, tanto nacionais como internacionais.

Em seguida, as arquitetas e urbanistas Amelia Hirata e Maria Bárbara Guimarães, fizeram uma apresentação sobre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de Mato Grosso, as edificações tombadas no Estado e áreas tombadas em Cuiabá e o entorno. Logo após, fizeram uma apresentação da instrução normativa e iniciaram uma revisão e debate sobre as possíveis mudanças no documento e sugestões para a inclusão de novos pontos.

Foto: Giovanna Fermam

A abertura do evento ficou a cargo do Presidente do CAU/MT, André Nör, no qual realizou uma breve saudação de boas-vindas aos presentes e um agradecimento a participação das ministrantes. “É de extrema importância debatermos o patrimônio pois eles representam a materialização da cultura de uma localidade, além de trazer em suas características e no estilo a história das pessoas que o construíram”, destaca o Presidente do CAU/MT.

O Dia Nacional do Patrimônio Histórico é comemorado anualmente no dia 17 de agosto e celebra o reconhecimento da importância do patrimônio histórico e cultural. Essa data estimula ações de educação e valorização dos bens, que representam uma produção simbólica e material, carregada de valores e capaz de expressar experiências sociais de uma sociedade.

Saiba mais:
Conselho se reúne com Iphan para debater Dia do Patrimônio Histórico
1º Encontro do Patrimônio Cultural de Cuiabá

Giovanna Fermam, Comunicação CAU/MT

[nggallery id=280]

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

18/12/2024

Balanço de fiscalização – Relatório de novembro de 2024

Destaques

18/12/2024

Fórum de Presidentes realiza última reunião ordinária do ano em Brasília

Destaques

17/12/2024

CAU/MT recebe certificados de ouro e bronze pelo “Prêmio Colunistas Centro-Leste 2023”

Destaques

17/12/2024

Verificação de autenticidade do documento: Como saber se um RRT é verdadeiro?