Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

10/04/2013ㅤ Publicado às 16:07

 

O japonês Toyo Ito foi agraciado neste domingo (17/03) com o Prêmio Pritzker de Arquitetura 2013 por uma obra ‘que combina inovação conceitual com edifícios soberbamente executados’, por uma arquitetura ‘excepcional’ e pela ‘dimensão espiritual e poética que transcende de todas suas obras’.

Aos 71 anos, o arquiteto e urbanista japonês é tido como ‘um criador de edifícios atemporais, com os quais sempre propõe novos caminhos. Sua arquitetura projeta um ar de otimismo, ligeireza e alegria, e está impregnada de um sentido de unicidade e universalidade’, segundo as considerações do júri, presidido pelo lorde Peter Palumbo.

 

Por estas razões e ‘por suas sínteses de estrutura, espaço e forma’, Toyo Ito foi o ganhador do Pritzker 2013, um prêmio avaliado em US$ 100 e que é simbolizado por um medalhão de bronze. O anúncio do vencedor da edição de 2013 foi realizado domingo em Los Angeles por Thomas J.Pritzker, presidente da Fundação Hyatt, que organiza o prêmio, no qual Ito substitui o chinês Wang Shu, vencedor em 2012.

Ao saber da concessão do prêmio, Ito assinalou: ‘A arquitetura está limitada por diversas restrições sociais. Desenhei projetos pensando em conseguir espaços mais cômodos e muito além das restrições’. ‘No entanto, quando finalizo um edifício, me dou conta da minha própria insuficiência, o que se transforma em energia para o desafio do projeto seguinte’, declarou Ito, que completou: ‘nunca fixarei meu estilo arquitetônico e nunca estarei totalmente satisfeito com o meu trabalho’.

 

Ao longo de mais de 40 anos de carreira, Ito deu vida a bibliotecas, casas, parques, teatros, lojas, edifícios de escritórios e pavilhões, como o Necrotério de Gifu (2006), a Biblioteca Universitária Tama Art de Tóquio (2007) e o Pavilhão da Serpentine Gallery em Londres (2002).

Ito é o sexto arquiteto e urbanista japonês a receber o Pritzker depois de Kenzo Tange (1987), Fumihiko Maki (1993), Tadao Ando (1995) e a equipe formada por Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa em 2010. A entrega do prêmio será realizada no próximo dia 29 de maio no Museu e Biblioteca Presidencial John F. Kennedy de Boston (EUA), um edifício desenhado pelo Pritzker de 1983, Ieoh Ming Pei.

 

Fonte: por Agência EFE, publicado no portal G1 e CAU/BR

 

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Notícias Recentes

12/12/2024

154ª Reunião Plenária Ordinária CAU/MT

Notícias Recentes

11/12/2024

CAU/MT e CREA-MT fiscalizam a estrutura provisória do Shopping Popular

Notícias Recentes

11/12/2024

CAU/MT na mídia – novembro

Notícias Recentes

10/12/2024

Imagem da Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá vence concurso de fotografia