Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

16/10/2024ㅤ Publicado às 17:57

 

Evento acontece nos dias 11 e 12 de novembro com entrada gratuita

Estão abertas as inscrições para o 1° Fórum do Patrimônio Mato-Grossense, que acontece nos dias 11 e 12 de novembro. Realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT), o evento é gratuito e será no Teatro do Sesc Arsenal. A programação conta com apresentação cultural, palestras, mesas redondas e oficinas.

Faça aqui sua inscrição

O Fórum é divido em três eixos de abordagem, sendo eles, Patrimônio arquitetônico: Práticas de projeto e execução; Formação de Políticas Públicas e Parcerias nas Áreas de Patrimônio; e Memória e salvaguarda dos patrimônios materiais, imateriais e arqueologia.

O evento conta com a participação de renomados nomes da área de atuação, como Isabel Ballesté, Jorge Tinoco, Luciana Pelaes Mascaro, Francyla Bousquet Santos, Maria Regina Pontin de Mattos e outros que irão compor as 10 palestras e outras quatro mesas redondas.

Na oportunidade, os participantes poderão entender mais sobre temas como: as práticas e abordagens envolvidas na preservação do patrimônio arquitetônico; como integrar políticas públicas, parcerias público-privadas (PPPs) e a participação comunitária para garantir a preservação efetiva do patrimônio cultural; a influência estrangeira na arquitetura cuiabana; e outros.

Rafael Leandro Rodrigues, conselheiro estadual do CAU/MT diz que o evento é destinado a profissionais, estudantes, gestores municipais e estaduais, além de órgãos e instituições que lidam com Patrimônio Histórico e cultural no Mato Grosso. “É uma oportunidade de trocar experiências, aprender e também de valorizar o patrimônio do nosso estado, que é muito rico”, enfatiza.

O evento conta com o apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel), Instituto Homem Brasileiro (IHB) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Confira abaixo a programação completa:

DIA 01 – 11/11

8h20 – Apresentação Cultural – Instituto Ciranda

9h – Abertura

Eixo 1: Práticas de projeto e execução

9h10 – Palestra “A intervenção em edificações preservadas: Potencialidades e Limitações” – Isabel Ballesté

9h50 – Palestra Boas Práticas do projeto à obra a conservação e o restauro” – Jorge Tinoco

10h30 – Mesa redonda “Práticas e abordagens envolvidas na preservação do patrimônio arquitetônico, especialmente em áreas históricas – Desafios enfrentados ao conciliar a conservação de edificações com a incorporação de novas tecnologias e soluções sustentáveis”

11h10 – Coffee Break

Eixo 2: Formação de Políticas Públicas e Parcerias nas Áreas de Patrimônio

11h30 – Palestra “Experiências sobre implementação de Políticas Públicas na salvaguarda do Patrimônio Histórico-Cultural” – Maria Regina Pontin de Mattos

12h10 – Palestra “Políticas Públicas: gestão do patrimônio cultural e Canteiro Modelo de Conservação” – Luciana Pelaes Mascaro

12h50 – INTERVALO

14h30 – Mesa Redonda “Como integrar políticas públicas, parcerias público-privadas (PPPs) e a participação comunitária para garantir a preservação efetiva do patrimônio cultural”

Eixo 3: Memória e salvaguarda dos patrimônios materiais, imateriais e arqueologia

15h10 – Palestra “Desafios para a salvaguarda do patrimônio arqueológico brasileiro na contemporaneidade” – Jeanne Cristina Menezes Crespo

15h50 – Palestra “Arqueologia, Arquitetura e o Centro Histórico de Cuiabá” – Suzana Hirooka

17h – Mesa Redonda “As abordagens integradas na preservação do patrimônio cultural – Importância de proteger tanto os bens materiais (edificações e monumentos) quanto os imateriais (tradições, saberes e práticas culturais)”

DIA 02 – 12/11

9h – Palestra “Projeto de revitalização do Centro Histórico de Diamantino/MT” – Regina Pontin de Mattos, Isabel Ballesté, Francyla Bousquet Santos

10h30 – Palestra “Arqueologia no Centro Histórico de Cuiabá” (Iphan)

11h30 – Coffee Break

12h – Mesa Redonda “Como equilibrar a necessidade de modernização das cidades com a preservação da memória coletiva e das tradições culturais que moldam a identidade de uma sociedade”

12h50 – INTERVALO

14h30 – Palestra “Influência estrangeira na arquitetura cuiabana” – Robinson de Carvalho Araujo (Secel)

15h30 – Palestra “As possibilidades da atuação do arquiteto urbanista para a preservação do patrimônio arqueológico mato-grossense” – Ana Vittori Frigeri (Presidente do Instituto Homem Brasileiro); Marcos Vinicius Oliveira dos Santos (Diretoria do Instituto Homem Brasileiro); Jovanka Melvi Mercado Bravo Rodrigues (Diretoria do Instituto Homem Brasileiro)

16h30 – Assinatura do protocolo de intenções

17h – Apresentação Cultural – Cena Onze

17h10 Coquetel de encerramento

Laura Resende, comunicação CAU/MT

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

17/10/2024

CAU/MT publica edital de ATHIS no valor de 195 mil reais

Destaques

16/10/2024

Balanço de Fiscalização de Setembro: Agentes fiscais visitaram 19 cidades de MT

Destaques

14/10/2024

Nota de pesar – Thiago Ferreira Gomes

Destaques

11/10/2024

CAU/BR disponibiliza acesso gratuito às normas ABNT aos arquitetos e urbanistas