Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

11/03/2021ㅤ Publicado às 12:27

O CAU Brasil promoverá no próximo dia 19 de março, o evento online “Mulheres: da casa à cidade – Direitos e Cidadania em tempos de pandemia”. O evento faz parte das celebrações do Dia internacional da Mulher e do Ciclo de Debates Cidades Inclusivas para as Mulheres da Câmara dos Deputados. O objetivo é apresentar, sob a perspectiva da arquitetura, o cenário da realidade feminina na cidade com destaque para estado sanitário grave estabelecido pela pandemia da Covid-19. O evento conta com o apoio da Secretaria da Mulher da Câmara e das entidades que formam o Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas (CEAU): ABAP, ABEA, AsBEA, FNA, IAB e FeNEA.

As falas devem perpassar as relações entre os espaços públicos e privados no direito à cidade (muitas vezes dificultado às mulheres), sua relação com o cotidiano, a mobilidade urbana e agora com o contágio do vírus que atinge as mulheres de forma peculiar.

O evento contará com a participação as deputadas Angela Amin e Tereza Nelma. 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

MAIS DETALHES:

LOCAL: Pelo aplicativo ZOOM, pelo E-democracia da Câmara dos Deputados, pela TV Câmara e pelos canais do Youtube  da Câmara e do CAU Brasil 
DATA: 19 de março (sexta-feira)
HORÁRIO: 15h às 16h30  

PROGRAMAÇÃO: 

Abertura e apresentação do vídeo “Equidade no cotidiano da Arquitetura e Urbanismo” (produção do CAU Brasil).

Debates:

  • Tema 1 – Mulheres, casas e cidades: além do limiar (palestrante a confirmar);
  • Tema 2 – “A importância dos parques para o cotidiano das mulheres’ (palestrante: Claudia Valenzuela, Diretora e Representante do UNOPS no Brasil) Este tema será baseado na publicação, elaborada pela UNOPS (Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos), com o título:  “Parques para Todas e Todos”. É um guia para inspirar a construção e manutenção de espaços mais diversos a partir da inserção da perspectiva de gênero em parques urbanos. Traçando diretrizes, sugestões e ideias para começar a pensar em parques que considerem as necessidades de todas e todos. A palestrante atua há mais de 20 anos na área do desenvolvimento humano sustentável e possui diversificada atuação profissional nos setores governamental e privado, desempenhando diferentes cargos de gestão nas esferas nacional e internacional. Ela é mestre em Educação, especialista em gestão social, especialista em responsabilidade social corporativa e bacharel em Comunicação Social.
  • Tema 3 – “Cartografia da Covid19 e a mulher no DF” (palestrantes: pesquisadoras do Observatório Amar É Linha) . O Observatório Amar É Linha é um grupo de pesquisa ligado à Universidade de Brasília que estuda e georreferencia os impactos da pandemia da Covid-19 sob o recorte de gênero. A pesquisa tangencia as esferas do trabalho, da reprodução social, da apropriação dos espaços públicos, do acesso aos serviços de saúde, do lazer e autocuidado e da mobilidade urbana.

Fonte: CAU/BR

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

12/12/2024

154ª Reunião Plenária Ordinária CAU/MT

Notícias Recentes

11/12/2024

CAU/MT e CREA-MT fiscalizam a estrutura provisória do Shopping Popular

Notícias Recentes

11/12/2024

CAU/MT na mídia – novembro

Notícias Recentes

10/12/2024

Imagem da Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá vence concurso de fotografia