Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

27/11/2024ㅤ Publicado às 17:39

Instituto Flor de Ibez fica em Barra do Garças e a seleção tinha como tema a “Arquitetura e Paisagem Urbana Mato-grossense”

Dentro de uma das salas do Instituto Flor de Ibez, localizado em Barra do Garças, é possível ver as referências de habitações dos povos originários da região, quando se olha o telhado. O fato fica evidente diante da imagem “Telhado regenerativo”, clicada por Pedro Mutzenberg Filho. A imagem rendeu a ele o segundo lugar no concurso de Fotografia de Arquitetura e Paisagem Urbana Mato-grossense do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT).

A foto concorreu na categoria “fotografia de arquitetura” e é um registro da bioconstrução de uma sala de aula para cursos realizados no sítio do Instituto Flor de Ibez. A associação civil sem finalidade lucrativa possui projetos em diferentes campos, inclusive em colaboração com os povos originários.

 A seleção, feita em 2023, considerou imagens registradas no estado de Mato Grosso com o tema “Arquitetura e Paisagem Urbana Mato-grossense”. Podiam participar qualquer pessoa física interessada, residente no Brasil, fotógrafo amador ou profissional. As inscrições eram gratuitas e a premiação totalizou 30 mil reais.

Com o concurso o Conselho busca valorizar as referências arquitetônicas e urbanísticas de Mato Grosso e divulgá-las aos profissionais e à sociedade. Além disso, as fotos irão compor um banco de imagens para o CAU/MT, podendo ser utilizadas em campanhas de comunicação, eventos, divulgações institucionais e outras ações do Conselho.

Concurso de Fotografia do CAU/MT

O CAU/MT publicou, em 2023, o edital para seleção e premiação de fotografias registradas no estado de Mato Grosso com o tema “Arquitetura e Paisagem Urbana Mato-grossense”.

As fotografias foram submetidas em uma das quatro categorias delimitadas:

  1. Fotografia Urbana;
  2. Fotografia da Arquitetura;
  3. Fotografia de Interiores, e;
  4. Fotografia do Patrimônio Histórico.

O Instituto

As atividades e programas do Flor de Ibez refletem a busca por uma vida de serviço e de uma existência pacífica, não apenas entre os seres, mas com o ambiente ao redor. Desde a alimentação vegana até práticas de herbalismo e yoga, passando pela agrofloresta e pela vida grupal colaborativa, preza pela troca de conhecimentos e experiências.

Os projetos se dão em diferentes campos, inclusive em colaboração com os povos originários, incentivando o manejo sustentável do território, a produção ecológica, a troca de saberes e a adaptação das novas tecnologias à realidade local.

Além das atividades práticas, também se dedicam ao estudo e à reflexão em grupo, como no projeto “Luzes no Espaço”, cujo objetivo é criar um espaço na consciência para a manifestação da harmonia, da beleza e da cooperação.

Laura Resende, Comunicação CAU/MT

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

12/12/2024

154ª Reunião Plenária Ordinária CAU/MT

Notícias Recentes

11/12/2024

CAU/MT e CREA-MT fiscalizam a estrutura provisória do Shopping Popular

Notícias Recentes

11/12/2024

CAU/MT na mídia – novembro

Notícias Recentes

10/12/2024

Imagem da Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá vence concurso de fotografia