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03/07/2013ㅤ Publicado às 15:44

Assinada pelo Fernandes Arquitetos Associados, edificação basicamente térrea em Nacala será marcada por uma cobertura com grande volumetria, que privilegia a entrada de luz natural

O escritório brasileiro Fernandes Arquitetos Associados é o responsável pelo projeto de arquitetura do Aeroporto Internacional de Nacala, em Moçambique, na África. Além do terminal de passageiros, o complexo aeroportuário será composto por um terminal de carga, torre de controle, área reservada à manutenção de equipamentos de pista e um edifício do Corpo de Bombeiros.

Situada em uma área de 15.200 m², a edificação caracteriza-se por ser basicamente térrea, com exceção do mezanino e das áreas técnicas. O fluxo de passageiros acontecerá do saguão central para as pontas, onde se localizam as “asas” do empreendimento (uma para embarque e outra para desembarque).

No mezanino estão localizadas as áreas comerciais e os serviços de alimentação, administração e operação, além da principal área de espera do aeroporto. Com vista tanto para o lado “ar” quanto para o lado “terra”, o espaço funcionará também como um mirante, já que é possível ter uma visão total das áreas internas e externas do aeroporto.

O projeto ainda privilegia o aproveitamento da iluminação e ventilação naturais, diminuindo o consumo de energia associada ao uso de iluminação artificial e sistemas de ventilação mecânica. “A cobertura talvez seja o principal elemento responsável pela identidade do projeto por ser basicamente uma edificação térrea, de baixo gabarito. As soluções de cobertura e sua volumetria dão o corpo necessário a edificação, em especial na criação de áreas internas com ambientes amplos que exploram muito a iluminação natural”, acreditam os arquitetos.

Ainda existe uma grande marquise côncava em frente ao terminal que receberá todas as paradas de veículos leves e ônibus para embarque e desembarque no acesso ao aeroporto.

O projeto ainda prevê a colocação de pisos de granito e para as paredes e revestimentos verticais internos estão especificados porcelanato nas áreas de uso do público em geral e pintura nas áreas de serviço e áreas restritas. Já no saguão e check-in será usado forro aberto metálico, enquanto que nas áreas de espera do embarque e desembarque serão usados forros mineiras com desempenho acústico. Os revestimentos externos, além dos grandes panos de vidro, serão em revestimentos metálicos como o ACM e aço galvanizado pré-pintado.

Ainda de acordo com o Fernandes Arquitetos Associados, o baixo orçamento para a construção foi o maior desafio do projeto: “esse limitador obrigou a adoção de áreas muito compactas para todos os edifícios do complexo, o próprio TPS possui área bastante reduzida para um aeroporto internacional.” O projeto também possibilita a ampliação do aeroporto. O valor estimado da construção não foi divulgado pelo escritório brasileiro.

A obra que, atualmente, está finalizando a execução da estrutura do terminal de passageiros, está prevista para ser entregue no dia em abril de 2014.

Fonte: PINIweb

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