Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

16/08/2013ㅤ Publicado às 14:57

Uma das palestras realizadas no Simpósio promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT), na última quarta (14), com o título “Planejamento integrado: uma proposta para Florianópolis. Para cada conjunto de problemas um leque de soluções”,ocorrida no auditório do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, foi proferida por Dalmo Vieira, arquiteto e urbanista, com especialização na área de proteção e valorização do patrimônio cultural com cursos de extensão e especialização na Alemanha e Portugal, trabalhou no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e atua como professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Arq. Dalmo Vieira
Por Ana Eliza Lucialdo Comunicação CAU/MT

Abordou o cenário das necessidades e oportunidades de Florianópolis e enfatizou a importância do Plano de Diretor. Segundo Dalmo “No campo urbanístico o Plano Diretor é o pacto traduzido em Lei que estabelece padrões de ocupação do território compatíveis com os valores sociais, o meio ambiente e o patrimônio cultural, proporcionando qualidade de vida para a população”.

Ao assumir em janeiro de 2013 o Instituo de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf) e retomar formalmente as diretrizes do Plano Diretor da cidade foram estabelecidas as premissas: Meio Ambiente, Equilíbrio Social, Proteção e Valorização do Patrimônio Cultural com as diretrizes de constituir centralidades urbanas, proteger mangues e encostas, instituir paisagens selecionadas como parâmetros do desenvolvimento urbano, valorizar a vocação marítima, criar Parques Urbanos na Orla Central, humanizar o Centro Histórico da cidade, qualificar os balneários do município e valorizar o entorno da ponte Hercílio Luz.

Participantes do evento no auditório do MPE
Por Ana Eliza Lucialdo Comunicação CAU/MT

Portanto, a experiência de sucesso vivenciada pelo arquiteto contribuirá com a carta manifesto que o CAU/MT encaminhará ao poder público no sentido de destacar a importância do conhecimento técnico aliado à realidade local juntamente com a estrutura institucional. Além disso, a palestra enalteceu que a reestruturação do Ipuf forneceu a força para implementar premissas e diretrizes propostas inicialmente resultando na implantação de diversos projetos com destaque para o Parque Urbano de Coqueiros na Orla que de acordo com o palestrante “Conexão com as ciclovias, e integração com a orla, o mar e os setores residenciais circundantes devem ser os motes do Parque Urbano de Coqueiros”.

Orla de Florianópolis – Foto Dalmo Vieira

por Ana Eliza Lucialdo, Comunicação CAU/MT

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

24/07/2024

Confira a lista de inscritos do curso de Tabela de Honorários

Destaques

24/07/2024

Feriado de São Cristóvão – Não haverá expediente em Primavera do Leste

Destaques

23/07/2024

Inovação e Política Pública Marcam 41ª Reunião do Fórum de Presidentes do CAU/UFs

Destaques

23/07/2024

CAU/MT recebe Abilio Brunini (PL) e apresenta carta com políticas públicas para desenvolvimento da cidade