Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

01/03/2018ㅤ Publicado às 16:48

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo disponibiliza por meio dos sites do CAU/BR e dos CAU/UFs uma tabela indicativa de honorários. Essa tabela serve como parâmetro de elaboração de orçamentos, assegurando um padrão de qualidade dos serviços prestados. Sua disposição é orientativa e não taxativa, não obrigando o profissional a cobrar conforme o orçamento da tabela.

Antes da elaboração da tabela pelo CAU, existiam outras tabelas secundárias disponibilizadas por instituições de arquitetura, utilizadas pelos profissionais. Leonardo Prazeres Veloso De Souza, arquiteto e urbanista na empresa Arch Concept, declarou que antes da formulação da tabela do CAU fazia uso de uma tabela do IAB. “Por ser recém formado não tínhamos muitos parâmetros pra saber quanto cobrar, valor de projetos, reformas, e surgiu essa tabela como referência”, conta o arquiteto.

A Lei nº 12.378 de 2010 que cria o Conselho de Arquitetura e Urbanismo e delimita suas atribuições, outorga também a elaboração e propagação exclusiva da tabela indicativa de honorários. Essa ferramenta é online, sendo que tanto o profissional de arquitetura e urbanismo, quanto quaisquer outros usuários podem acessar para compor orçamentos referentes às atividades de arquitetura e urbanismo.

Para a Analista Técnica do CAU/MT e disseminadora da tabela no estado, Layara Campos Borba, o uso da tabela é muito importante para o arquiteto e urbanista. Além de sua função de ‘calculadora’ na composição de custos dos serviços, ela também é eficaz instrumento de gestão ao constituir base de dados das despesas indiretas, legais e encargos sociais do negócio.

“Utilizá-la permite, sobretudo, a parametrização dos valores a serem praticados com base em uma realidade profissional específica, ainda que -na prática- esta realidade seja notadamente influenciada por fatores externos e às vezes subjetivos do mercado que impactem consideravelmente nos custos”, conclui Layara.

O CAU busca a efetiva utilização da tabela pelos profissionais, garantindo a devida valorização do trabalho desenvolvido pelos arquitetos e urbanistas. Cabe aos usuários, adequá-la da melhor maneira, como fez o arquiteto e urbanista Leonardo Prazeres, que faz uso da ferramenta e declarou ter ajustado a tabela as suas necessidades e a realidade do dia-a-dia de seu escritório.

Comunicação CAU/MT

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

19/12/2024

Consulta do CAU/BR aponta os principais desafios urbanos para gestores brasileiros

Destaques

18/12/2024

Balanço de fiscalização – Relatório de novembro de 2024

Destaques

18/12/2024

Fórum de Presidentes realiza última reunião ordinária do ano em Brasília

Destaques

17/12/2024

CAU/MT recebe certificados de ouro e bronze pelo “Prêmio Colunistas Centro-Leste 2023”