Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

13/04/2013ㅤ Publicado às 16:00

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) manifesta pesar pela morte do arquiteto ítalo-argentino Clorindo Testa, que faleceu nesta quinta-feira em Buenos Aires. Testa foi um dos pioneiros na Argentina da Arquitetura Brutalista, movimento de arquitetos modernos surgido nos anos 50 e 60 que privilegiava o que chamavam de “verdade estrutural” das edificações, como concreto armado e perfis aparentes de vigas e pilares.

 

Certa vez, em entrevista para o Arco Web, Testa declarou: “Vou organizando as coisas em função do que me foi solicitado, sempre confrontando meu traçado com o que o lugar me permite e me condiciona – preexistências naturais ou construídas, por exemplo -, numa tensão entre o que desejo e o que existe. Crio, assim, uma espécie de problema produtivo, no qual intenção e preexistências vão estabelecendo um contraponto.”

 

Testa nasceu na cidade italiana de Nápoles, em 1923, mas cresceu na Argentina, onde se formou, em 1948, pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Buenos Aires. Ele assinou obras emblemáticas na América Latina, como o Banco de Londres (Buenos Aires) e a Biblioteca Nacional (Argentina) e o Centro Cultural de Buenos Aires.

 

Fonte: IAB/RJ

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

01/08/2018

Arquiteto ou decorador? Entenda as diferenças

Notícias

24/07/2018

Aprovação de projetos mais rápida; participe de palestra dia 27 e informe-se

Destaques

18/07/2018

CAU/MT fiscaliza obras em 24 municípios no primeiro semestre

Destaques

09/07/2018

Conselho de Arquitetura fiscaliza condomínios horizontais em Cuiabá