Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

25/07/2019ㅤ Publicado às 15:02

Presidente do CAU/MT, André Nör (esq), 1° Vice Presidente do CAU/MT, João Antônio Silva Neto (meio) e Presidente da Acomac, Gustavo Nascimento (dir). Foto: Giovanna Fermam

Antes de iniciar a construção de um imóvel, reformar ou demolir alguma edificação, é necessário realizar a emissão de um alvará. O documento é emitido pelas prefeituras municipais atestando que o projeto atende as legislações vigentes e que existe um responsável técnico pela execução da obra. Em Cuiabá, a emissão do alvará de obra é realizado pelo sistema Aprovação Digital, nele o profissional protocola e acompanha todos os processos para a emissão do documento.

O sistema da Prefeitura de Cuiabá promete desburocratizar e dar celeridade à administração, facilitando o acesso do cidadão e empresas ao serviço de análise de projetos. Entretanto, para o Presidente do CAU/MT André Nör, o sistema não atende os anseios dos profissionais arquitetos e urbanistas e da sociedade, em destaque a agilidade aos processos de aprovação de projeto.

“A indústria da construção civil é uma das que mais empregam em todos os níveis sociais. Por isso, acelerar a liberação do alvará de obra, agilizará e converterá em centenas de novos empregos diretos e indiretos de maneira eficaz. Podendo assim resolver em partes, um dos maiores entraves do Brasil que é o desemprego”, ressalta o Presidente do CAU/MT.

Uma exemplificação de modelo de emissão do alvará de obra mais propício e ágil, é do município de Campo Grande (MS), denominado alvará imediato. Esse método promete modernizar e agilizar o processo, expedindo-o de forma online e imediata. Para o Presidente da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Estado de Mato Grosso (Acomac), Gustavo Nascimento, o modelo de emissão de alvará de Campo Grande possibilita a evolução da cidade e o destrave no andamento dos projetos.

De acordo com Presidente da Acomac, com o uso de legislações desatualizadas, Cuiabá enfrenta dificuldades para se desenvolver e retomar um crescimento econômico. “É necessário cobrar a atual gestão da Prefeitura de Cuiabá para que um método mais eficaz seja implementado, para que assim consigamos liberar os investimentos que estão presos no Estado”, destaca ele.

No dia 1º de agosto, o arquiteto e urbanista e Secretário Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana de Campo Grande, Luís Eduardo Costa, estará presente do evento “Perspectivas na arquitetura”, apresentando o alvará imediato da cidade de Campo Grande. A atividade é promovida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso e será realizada no Centro Sebrae de Sustentabilidade em Cuiabá. Clique aqui para conferir a programação completa e realizar sua inscrição.

Saiba mais:
Evento sobre “Perspectivas na arquitetura” será realizado em agosto pelo CAU/MT

Giovanna Fermam, Comunicação CAU/MT

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

19/07/2024

Artigo: “A catástrofe do Shopping dos Camelôs”, por Jandira Maria Pedrollo

Notícias Recentes

19/07/2024

150ª Reunião Plenária Ordinária do CAU/MT

Notícias Recentes

18/07/2024

CAU/MT recebe orçamentos de itens de informática

Notícias Recentes

18/07/2024

6ª Reunião da Comissão de Ensino e Formação do CAU/MT