Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

02/08/2024ㅤ Publicado às 20:55

Entre os objetivos estão, definir as áreas de expansão urbana, zoneamento, uso e ocupação do território urbano, desenvolvimento regional e outros

Ontem, 1° de agosto, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT) compôs a mesa de honra da audiência pública que debateu o Novo Plano Diretor de Desenvolvimento Estratégico de Cuiabá (PDDE). A ocasião aconteceu na Câmara Municipal da capital e o Conselho foi representado pelo assessor institucional e parlamentar do CAU/MT, João Neto.

Também estavam presentes diversos representantes do poder público, entidades interessadas, sociedade civil organizada e munícipes da Capital. A audiência pública foi conduzida pelo presidente do parlamento, vereador Chico 2000 (PL), que valorizou a integração, no que se refere à construção do futuro da Capital.

O Plano Diretor da cidade possui função fundamental na definição das áreas de expansão urbana, zoneamento, o parcelamento, uso e ocupação do território urbano, desenvolvimento regional e investimentos na infraestrutura.

João Neto diz que reconhece o esforço do superintendente do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Cuiabá (IPDU), Márcio Puga, e ressalta que a maioria das mudanças e decisões se farão através de atualização e/ou criação de projetos de lei. “Grande parte da responsabilidade acaba no legislativo, onde sugerimos uma comissão especifica para tratar o PDDE com parlamentares e sociedade civil organizada”, diz.

“É extremamente importante, oportunidade para que estivéssemos discutindo a lei que estabelece a proposta do novo Perímetro Urbano de Cuiabá, a presença de bastante entidades representativas, bastante lideranças comunitárias e uma frequência muito boa. Abrimos a palavra a todos que quiseram falar, que quiseram fazer perguntas, que quiseram compreender a mensagem do Executivo. Todas as perguntas foram respondidas, quanto resultado extremamente importante”, declarou Chico 2000.

O novo Plano Diretor foi enviado pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), visando organizar a cidade para os próximos 20 anos. A matéria poderá ser submetida ao plenário ainda neste ano.

Laura Resende, Comunicação CAU/MT (Com informações da Câmara Municipal de Cuiabá)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

12/12/2024

154ª Reunião Plenária Ordinária CAU/MT

Notícias Recentes

11/12/2024

CAU/MT e CREA-MT fiscalizam a estrutura provisória do Shopping Popular

Notícias Recentes

11/12/2024

CAU/MT na mídia – novembro

Notícias Recentes

10/12/2024

Imagem da Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá vence concurso de fotografia