Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

06/12/2018ㅤ Publicado às 14:01

No dia 06 de dezembro, estudantes do nono semestre de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Mato Grosso participaram, na sede do Conselho, de um minicurso sobre Tabela de Honorários. A atividade foi proposta pelo professor José Afonso Botura Portocarrero, que ministra a disciplina de Legislação e Prática Profissional, e o curso foi realizado pela Analista Técnica do CAU/MT, Layara Campos Borba.

De acordo com a Lei nº 12.378 que cria o Conselho, ele também fica responsável por aprovar e divulgar uma tabela indicativa de honorários. Hoje ela está estruturada na forma de uma ferramenta online, disponível do no site do CAU, que facilita a composição de orçamentos referentes às atividades de arquitetura e urbanismo, permitindo definir parâmetros para compor orçamentos.

A singularidade dessa ferramenta é que, ao inserir as informações, é possível ajustá-la para a realidade regional e do profissional. À realidade regional está presente na menção do estado que vincula ao orçamento os índices da construção civil, inclusive o CUB (Custo Unitário Básico de Construção). O profissional também pode ajustar a configuração dos encargos, as despesas legais que possui.

Durante o curso a Analista Layara destacou o campo na tabela de duvida e sugestões, que consiste em um canal no qual o profissional pode contribuir para o aperfeiçoamento da ferramenta. Ela destacou que a tabela não é estática e o Conselho promove constantes melhorias e evoluções dos sistemas conforme as contribuições que recebe.

Sobre a aproximação do Conselho com os estudantes o professor José Portocarrero disse que esse contato com o CAU é um dos pontos mais interessantes da disciplina, que está justamente voltada para a questão prática. A participação do Conselho tem se tornado uma constante que o professor destacou ser essencial a todos os cursos de arquitetura.

Portocarrero entende que a tabela de honorário é uma das principais conquistas do Conselho, pois permite que o profissional se posicione perante a sociedade, seu cliente, o poder público, o Estado, e outras instituições, de forma clara e transparente. Ao final do minicurso outros assuntos relativos a atividade profissional como código de ética, reserva técnica, fiscalização e funcionamento do Conselho foram abordados; assuntos que o professor destacou como um “complemento imprescindível”.

Universidades, estudantes ou profissionais interessados em receber capacitação para utilização da tabela de honorário podem agendar um horário com o CAU/MT pelo telefone: (65) 3028-4652 e 3028-1100 das 8h às 18h ou pelo e-mail atendimento@caumt.gov.br

Juliana S. Kobayashi, Comunicação CAU/MT.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

24/07/2024

Confira a lista de inscritos do curso de Tabela de Honorários

Destaques

24/07/2024

Feriado de São Cristóvão – Não haverá expediente em Primavera do Leste

Destaques

23/07/2024

Inovação e Política Pública Marcam 41ª Reunião do Fórum de Presidentes do CAU/UFs

Destaques

23/07/2024

CAU/MT recebe Abilio Brunini (PL) e apresenta carta com políticas públicas para desenvolvimento da cidade