Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

04/06/2024ㅤ Publicado às 21:30

Kamilla Monteiro é a nova Diretora de Gerenciamento Urbano da Prefeitura de Cuiabá e a primeira arquiteta e urbanista a assumir o cargo em mais de oito anos. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Cuiabá, é especialista em Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística pela Universidade de Brasília e Pós-Graduada em Planejamento Urbano e a Arquitetura pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo. Sua atuação na Prefeitura Municipal de Cuiabá contempla as atividades de Coordenadora de Grandes Empreendimentos, Assessora Técnica da DGU/SMADESS e Assessora Especial da DGU/SMADESS.

O Conselho a entrevistou para falar mais sobre o órgão, as perspectivas e a relação com a profissão e com o Conselho. Confira:

1. Você pode descrever um pouco mais sobre as atividades desempenhadas pela Diretoria de Gerenciamento Urbano, assim como sua importância?

R: Esta unidade de gestão é de suma importância para o desenvolvimento, ordenamento e organização da cidade, pois é neste setor que limita e disciplina o uso adequado do espaço urbano, tendo como norte a legislação urbanística, e como fator limitante importante a Lei de Uso e Ocupação do Solo e suas complementares.

É na DGU que se emite: Alvará de Obras e Reformas, Alvarás de Demolição, Tapume, Terraplenagem, Certidão de Uso e Ocupação do Solo, Habite-se, dentre outras ferramentas que regulamentam as obras da cidade.

2. Você é a primeira arquiteta e urbanista a assumir esse cargo nos últimos 8 anos um cargo que exige um conhecimento técnico de urbanista. Qual a importância dessa nomeação e desse reconhecimento?

R: É de fundamental importância, pois nós arquitetos precisamos ser multidisciplinares e pensarmos na organização urbanística e ambiental visando a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida dos munícipes, com foco no ordenamento do espaço, compatibilizando as construções aos projetos com foco na paisagem.

Ou seja, o Arquiteto precisa ser eficiente nas considerações do Estatuto das Cidades, pensando nos fatores estruturantes da cidade, nos pilares da construção civil, na visão holística dos princípios, mobilidade urbana, habitação, hierarquia viária dentre outros.. O arquiteto tem que pensar macro.

3. Quais são as mudanças e melhorias que você prevê sobre sua gestão como diretora de gerenciamento urbano?

R: A principal melhoria deverá ser no retorno ao cidadão, celeridade nas ações e implementação de sistemas mais seguros com uso de ferramentas mais modernas e ágeis

4. Como seu trabalho contribui com a valorização da arquitetura e urbanismo em Cuiabá?

R: Nesta função ímpar que estou exercendo, creio que se abre o leque para mais oportunidades da nossa profissão

5. Recentemente você se reuniu com a Presidente do CAU/MT e juntas discutiram a possibilidade de desenvolver ações conjuntas, qual a importância e quais as possibilidades que você enxerga diante dessa parceria?

R: Esta parceria é muito importante! As entidades de classe são instrumentos de gestão, e estamos sempre a disposição para abrir fronteiras, oferecer oportunidades de parcerias com foco no bom técnico e na satisfação do cliente/cidadão que vem ao poder público para empreender ou mesmo realizar seu sonho da casa própria. E eu quero poder somar sempre.

Saiba mais em:
Presidente do CAU/MT se reúne com Diretora de Gerenciamento Urbano da Prefeitura de Cuiabá

Juliana Kobayashi, Comunicação CAU/MT

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

19/07/2024

Artigo: “A catástrofe do Shopping dos Camelôs”, por Jandira Maria Pedrollo

Notícias Recentes

19/07/2024

150ª Reunião Plenária Ordinária do CAU/MT

Notícias Recentes

18/07/2024

6ª Reunião da Comissão de Ensino e Formação do CAU/MT

Notícias Recentes

18/07/2024

7ª Reunião da Comissão de Exercício Profissional do CAU/MT