Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

18/08/2013ㅤ Publicado às 09:13

Uso da energia é principal virtude de lar de 1988

Quando o arquiteto Dennis Wedlick construiu sua casa em Kinderhook, no estado de Nova York, entre 1987 e 1988, os tempos eram outros. As especificações técnicas que escolheu para o projeto, incluindo um telhado na forma de um triângulo agudo, eram o último grito da tecnologia de construção solar passiva. O que significa dizer que o lar de 75 m² foi pensado de forma a aproveitar a luz natural, com janelas altas cuidadosamente posicionadas e um telhado que sombreia a casa no verão, mas cuja angulação também permite a entrada de alguns raios de sol no inverno.

Ao longo de mais de 25 anos, várias pequenas reformas foram executadas na casa, de maneira a tornar mais confortável a vivência de Wedlick com Curt DeVito, seu parceiro de vida há 33 primaveras. Apesar das mudanças, a casa já deixou para trás há muito o status moderno do qual gozava quando foi construída. Após avanços tecnológicos, Wedlick tornou-se expert na projeção de casas chamadas passivas, mais eficientes do que as solares passivas.

Enquanto uma casa solar passiva armazena a energia do sol, há a possibilidade da perda de eficiência pelo vazamento de ar. Já uma casa passiva depende menos da energia solar, e tem um sistema de isolamento extremamente eficaz, que mantém o calor interno no inverno, e deixa a casa fresca no verão. A economia de recursos dentro desse molde de construção é surpreendente. Uma casa passiva reduz o custo de mantê-la refrescada em 84%, e o de aquecê-la em 99%.

Dentre as mudanças ao longo dos anos, uma das principais foi na atenção ao terreno da casa. Foi construída uma edícula em forma de celeiro para os convidados ficarem mais à vontade. Além disso, após anos de tentativas frustradas de cultivar plantas, o casal conseguiu formar um riquíssimo jardim, com direito a sapos, pássaros e coelhos.

Não é à toa que os familiares gostam de aproveitar o fruto de todo o esforço de Wedlick e DeVito; uma das reuniões contou com 14 pessoas na modesta casa para comemorar o Dia de Ação de Graças.

Fonte: Casa Vogue

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

01/08/2018

Arquiteto ou decorador? Entenda as diferenças

Notícias

24/07/2018

Aprovação de projetos mais rápida; participe de palestra dia 27 e informe-se

Destaques

18/07/2018

CAU/MT fiscaliza obras em 24 municípios no primeiro semestre

Destaques

09/07/2018

Conselho de Arquitetura fiscaliza condomínios horizontais em Cuiabá