Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

06/06/2024ㅤ Publicado às 17:00

Acadêmicos e profissionais consideram que podem fazer a diferença na execução de projetos que podem contribuir com um futuro melhor para a sociedade
 

Soluções arquitetônicas sustentáveis foram discutidas na noite de ontem (05.06), durante a palestra “Sustentabilidade na Construção Civil”, promovida gratuitamente pelo Conselho de Arquitetura de Mato Grosso (CAU/MT). Acadêmicos e profissionais da área puderam entender a importância de projetos que prezam pela conscientização ambiental, como pequenas atitudes são possíveis e podem mitigar impactos ambientais. 

A arquiteta e urbanista, Magali Morales, foi a facilitadora da palestra e falou sobre como o cotidiano e as ações do dia a dia fazem a diferença na vivência de cada um. “Antes de falar sobre arquitetura, precisamos nos entender enquanto sociedade. Quais atitudes sustentáveis temos no dia a dia? Isso vai impactar diretamente na nossa forma de trabalhar, abrindo o olhar para soluções sustentáveis na arquitetura”, explica. A palestrante abordou diversos tópicos, como a bioarquitetura e a certificação Well, que é considerada a primeira certificação do mundo focada exclusivamente na saúde e bem-estar humano. 

O primeiro vice-presidente do CAU/MT, Enodes Soares Ferreira, considera importante a presença de acadêmicos na palestra, pois eles serão os profissionais em prática no futuro. “Eles que estarão no mercado de trabalho logo em breve e terão a oportunidade de trazer esse conceito na prática”. Ao mesmo tempo, aponta que a atualização de arquitetos já formados, também é uma necessidade. “Um dos juramentos da formação é a reciclagem de conhecimentos para garantir um mundo melhor. Nosso objetivo é produzir espaço para as pessoas, então, precisamos estar antenados às necessidades para produzir melhores espaços para a população”, enfatiza. 

A acadêmica de arquitetura e urbanismo, Maria Eduarda Beutinger Duran, avalia que pessoas mais velhas tendem a não levar o assunto com tanta seriedade. “Por isso, acho muito importante ter pessoas jovens ali dentro, principalmente estudantes de arquitetura assistindo a essa palestra, pra gente ter uma noção de que a gente vai ter que trazer os conceitos na prática, se a gente quiser ter essa mudança no mundo”, pontua. 

Rosileni Soares é professora da rede pública de Cuiabá e acredita que aprender sobre medidas antecipadas podem evitar catástrofes. “É triste quando falamos da calamidade que acontece no Rio Grande do Sul, mas acho que palestras assim servem para alertar sobre a importância do cuidado com o meio ambiente. Eu, enquanto educadora, sinto a necessidade levar o aprendizado de hoje para meus colegas. O passado a gente não consegue corrigir, mas o futuro do nosso planeta está em nossas mãos”, finaliza. 

Laura Resende, comunicação CAU/MT 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

19/07/2024

Artigo: “A catástrofe do Shopping dos Camelôs”, por Jandira Maria Pedrollo

Notícias Recentes

19/07/2024

150ª Reunião Plenária Ordinária do CAU/MT

Notícias Recentes

18/07/2024

6ª Reunião da Comissão de Ensino e Formação do CAU/MT

Notícias Recentes

18/07/2024

7ª Reunião da Comissão de Exercício Profissional do CAU/MT