Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

15/01/2013ㅤ Publicado às 08:52

Uma boa notícia: quem ainda não fez a coleta dos dados biométricos ganhou mais uma chance para receber a carteira profissional gratuitamente.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU/BR estendeu o prazo para gratuidade da carteira de identidade dos arquitetos e urbanistas: agora, quem fez a atualização cadastral até 31 de dezembro de 2012 poderá colher os dados biométricos até 31 de março de 2013 sem o pagamento da de emissão da carteira, de R$ 40,00.

O CAU possui 95 mil arquitetos e urbanistas registrados ativos. Destes, 75 mil fizeram a atualização cadastral até 30 de novembro e participaram da renumeração dos registros. E 60 mil arquitetos e urbanistas realizaram a coleta de dados biométricos, etapa presencial para coleta de assinatura, impressão digital e fotografia – exigência do governo para que a carteira profissional tenha validade como identidade civil. Estes arquitetos e urbanistas já começaram a receber suas carteiras. Verifique com o CAU do seu estado se o documento chegará na sua residência ou deverá ser retirado no Conselho.

Nova numeração do registro

Os registros foram renumerados com base na data de formação do profissional. A primeira numeração precisou ser substituída porque alguns dos antigos conselhos regionais entregaram ao CAU inúmeros cadastros com dados errados – inclusive a data de registro do arquiteto e urbanista no Conselho, critério definido para a primeira numeração. Tais inconsistências provocaram um sequenciamento errado, pelo que o CAU ficou obrigado a refazer toda a numeração para corrigir a ordem de inscrição e honrar o verdadeiro tempo de atuação dos arquitetos e urbanistas.

Atenção, até 31 de dezembro de 2014, ambos os números de registro no CAU serão aceitos. Os arquitetos e urbanistas que tiverem cartões de visita, placas de obra e documentos com o número anterior podem continuar usando sem qualquer problema: os dois números valem, pois estão atrelados no Sistema de Informação e Comunicação do CAU – SICCAU. A nova numeração começa com a letra A, de Arquiteto, para diferenciação.

Quem fez a atualização cadastral e colheu os dados biométricos até 30 de novembro já pode verificar seu novo registro no SICCAU. Quem não participou do processo até esta data receberá numeração sequencial, na medida que realizar a atualização cadastral.

Não foi possível estender o prazo para inclusão de outros registros na renumeração porque as carteiras do CREA perdem a validade em 31 de dezembro próximo. O CAU precisou correr com o processo de atualização cadastral e emissão das carteiras – planejado em sete meses e implementado em quatro – para possibilitar a entrega emergencial da identidade.

Saiba mais no hotsite criado para esclarecimentos sobre a carteira do CAU:

http://www.caubr.gov.br/identidade/

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

18/12/2024

Balanço de fiscalização – Relatório de novembro de 2024

Destaques

18/12/2024

Fórum de Presidentes realiza última reunião ordinária do ano em Brasília

Destaques

17/12/2024

CAU/MT recebe certificados de ouro e bronze pelo “Prêmio Colunistas Centro-Leste 2023”

Destaques

17/12/2024

Verificação de autenticidade do documento: Como saber se um RRT é verdadeiro?