Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

13/11/2024ㅤ Publicado às 13:22

45º FPRES também debateu fiscalização e tecnologia social para habitação sustentável

Nos dias 11 e 12 de novembro, aconteceu o 45º Fórum de Presidentes dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal (FPRES), no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em Ouro Preto (MG). Os presidentes dos CAU/UFs apresentaram informes sobre as iniciativas locais e Mato Grosso obteve destaque em relação a entrega da Carta Aberta aos Candidatos Municipais – Pacto pela sustentabilidade dos municípios e qualidade de vida urbana.

A entrega do documento elaborado pelo CAU/BR gerou resultados concretos para a atuação de arquitetos e urbanistas na gestão pública, especialmente em Mato Grosso. A ação, que visava destacar a importância dos arquitetos para o planejamento urbano e a qualidade de vida nas cidades, conseguiu levar o documento para os principais municípios do estado, incluindo a capital.

O documento propõe um pacto pela sustentabilidade e qualidade de vida nas cidades, com recomendações que buscam capacitar a sociedade a acompanhar e influenciar o desenvolvimento urbano. Em Cuiabá, a carta teve uma recepção significativa entre os candidatos à prefeitura da cidade. Logo que foi eleito, o arquiteto e urbanista Abílio Brunini esteve em reunião com o CAU/MT, com o intuito de estreitar o diálogo entre a nova gestão e o Conselho, mostrando a efetividade da apresentação do documento durante o período eleitoral.

Também após ser eleita, a prefeita Flávia Moretti (PL) procurou o Conselho mato-grossense solicitando a indicação de dois arquitetos para integrar a equipe de transição de governo, reconhecendo o papel estratégico desses profissionais na administração pública.

“Vejo isso como um ponto muito positivo para a classe, porque a classe política começa a enxergar os arquitetos como uma peça fundamental para a gestão pública”, afirma a presidente do CAU/MT, Lise Borkoni. A executiva destaca a importância da presença de urbanistas nas prefeituras, comparando-a à necessidade de farmacêuticos em farmácias: “Da mesma forma que não existe farmácia sem farmacêutico, não dá para conceber uma prefeitura sem um urbanista”, disse.

Para o CAU/MT, conforme destacado na 45ª reunião do 45º Fórum de Presidentes dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal (FPRES), em Ouro Preto/MG. a carta funcionou como uma ferramenta de aproximação com a esfera política e uma oportunidade para os arquitetos contribuírem para uma administração pública mais eficiente e sustentável. Essa articulação demonstra o reconhecimento crescente do papel dos arquitetos no desenvolvimento urbano e na promoção da qualidade de vida nas cidades.

Outro destaque foi o anúncio do CAU/DF sobre um convênio com um fabricante de veículos elétricos para concessão, em regime de comodato e por tempo limitado, de um carro elétrico para uso exclusivo da fiscalização. Foi debatida no fórum a necessidade de criação de campanhas de conscientização sobre as implicações e os cuidados relacionados à infraestrutura para instalação de carregadores de veículos elétricos em condomínios e edifícios.

Na sequência, a professora Simone Barbosa Villa, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), apresentou projetos de tecnologia social voltados para a Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS). Financiados pelo CAU/MG, esses projetos envolvem aplicativos de diagnóstico e orientação para melhorias em habitações de interesse social, com foco em inovação tecnológica, impacto ambiental e qualidade espacial.

A apresentação destacou o aplicativo referente ao “Minha Casa sem Dengue”, que busca prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti em áreas de habitação social. Por meio de mapeamento de quintais, monitoramento climático e oficinas comunitárias, o projeto promove práticas de retrofit em áreas externas para eliminar focos do mosquito.

Outro projeto inovador, o “Casa Resiliente – Reforma na Palma da Mão”, utiliza uma plataforma digital para auxiliar moradores e arquitetos em reformas que ampliem a resiliência e o conforto térmico das habitações. Com o apoio de financiamentos como CNPq, FAPEMIG e do próprio CAU/MG, a iniciativa visa oferecer soluções práticas para que reformas tornem as moradias mais adaptáveis, saudáveis e adequadas às mudanças climáticas e às demandas trazidas pela pandemia.

Mais informações podem ser obtidas no site Mora Pesquisa em Habitação. O espaço físico e virtual de diversas discussões sobre o habitar faz parte do Núcleo de Pesquisa em Projeto de Arquitetura (NUPPA) da FAUED/UFU e conta com mais de 40 pesquisadores atuantes.

Laura Resende, comunicação CAU/MT (Com informações do CAU/BR)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

12/12/2024

154ª Reunião Plenária Ordinária CAU/MT

Notícias Recentes

11/12/2024

CAU/MT e CREA-MT fiscalizam a estrutura provisória do Shopping Popular

Notícias Recentes

11/12/2024

CAU/MT na mídia – novembro

Notícias Recentes

10/12/2024

Imagem da Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá vence concurso de fotografia