Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

28/10/2024ㅤ Publicado às 13:08

No dia 11/11, o teatro do Sesc Arsenal será palco de temas como conservação e restauro; salvaguarda do patrimônio arqueológico brasileiro e outros

O 1° Fórum do Patrimônio Mato-grossense, realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/MT), conta com extensa programação de palestras que serão ministradas por renomados profissionais da área. No dia 11 de novembro, o teatro do Sesc Arsenal será palco de temas como conservação e restauro; salvaguarda do patrimônio arqueológico brasileiro na contemporaneidade; Influência estrangeira na arquitetura cuiabana; e outros. O evento tem dois dias de duração (11 e 12) e as inscrições são gratuitas.

A Fundação Getúlio Vargas (FGV), Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel), Instituto Homem Brasileiro (IHB) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), parceiros no evento, são responsáveis pela indicação de diversos palestrantes.

Confira mais sobre os facilitadores de palestras do dia 11/11:

Isabel Ballesté abre a programação de palestras do primeiro dia de evento com o tema “A intervenção em edificações preservadas: Potencialidades e Limitações”.  A arquiteta e urbanista é graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e possui especialização em arquitetura de equipamentos culturais pela École d’Achitecture Paris Villemin, em Paris. Na Engevix, elaborou o projeto de relocação da população e da infraestrutura de Salto da Divisa (MG), premiado na XIII Bienal de Arquitetura de Quito e na Premiação Anual do IAB RJ. Em 2022 trabalhou junto com o arquiteto e cenógrafo Marcos Flaksmann no projeto para a Escola de Circo na Praça da Bandeira, no Rio de Janeiro. Na MaB_arquitetura vem desenvolvendo projetos residenciais, escolares e mais recentemente projetos institucionais para o Projeto Reviva Diamantino – MT.

Jorge Tinoco é arquiteto e urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), desde 1973, trabalha em projetos e obras de conservação e restauro de monumentos. Irá ministrar a palestra “Boas Práticas do projeto à obra a conservação e o restauro”. O especialista na preservação de bens culturais (UFMG) exerceu funções e cargos em instituições públicas, foi sócio-gerente de empresas de obras e serviços de restauro, além de se dedicar aos estudos, pesquisas, ensino e formação de profissionais desde 2001. É membro da Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais (ABRACOR), associado ao International Council on Monuments and Sites (ICOMOS); e atual diretor adjunto do Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada (CECI).

A palestra “Experiências sobre implementação de Políticas Públicas na salvaguarda do Patrimônio Histórico-Cultural”, será apresentada por Maria Regina Pontin de Mattos. Natural de Ribeirão Preto, é graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, especializada pela Universidade de São Paulo, em 1980, e doutorada pela “Universitá degli Studi di Roma – La Sapienza”. A profissional sempre esteve ligada ao Setor da Proteção do Patrimônio Cultural, atuando em projetos de conservação e restauração, e como consultora, colaboradora e servidora de instituições públicas e particulares de preservação, como o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), Conselho Estadual de Tombamento, a Associação dos Amigos da Escola de Artes Visuais no Projeto de Restauração do Parque Lage – RJ; e da Fundação Getúlio Vargas no Projeto de Revitalização do Centro Histórico de Diamantino – MT. Recentemente, participou da Comissão Julgadora para o concurso público nacional de projetos para construção do Memorial Covid-19 Fiocruz: Ciência e Saúde (2024).

Luciana Pelaes Mascaro, professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da FAET/UFMT, ministra a palestra “Políticas Públicas: gestão do patrimônio cultural e Canteiro Modelo de Conservação”. A profissional é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela USP e doutora e mestre em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo pela mesma escola. É membro do Grupo de Pesquisa Patrimônio, Cidades e Territórios (cadastro no CNPq). Além de ter experiência acadêmica e profissional na área de arquitetura e urbanismo, com ênfase em arquitetura brasileira, arquitetura urbana e rural, arquitetura e modos de vida (do século XIX e anteriores) e patrimônio cultural. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão ligados aos temas da arquitetura e do urbanismo, dos sistemas construtivos antigos e tradicionais e da preservação do patrimônio construído e é membro do IHB – Instituto Homem Brasileiro (MT)

Jeanne Cristina Menezes Crespo aborda os “Desafios para a salvaguarda do patrimônio arqueológico brasileiro na contemporaneidade”. Ela possui Bacharelado e Licenciatura em História pela UFRJ e Mestrado em História Social pela Universidade Federal Fluminense com ênfase em Arqueologia da Península Ibérica. Cursou Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com ênfase na reflexão sobre o valor cultural das paisagens resultantes de territórios historicamente modificados por grandes indústrias extrativistas. Desde 2006 desempenha a função de Arqueóloga no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), atualmente como Diretora do Centro Nacional de Arqueologia, com atuação nas áreas de Gestão do Patrimônio Arqueológico; Arqueologia em Projetos de Restauração e Requalificação de imóveis protegidos por seu valor cultural; Análises espaciais e georreferenciamento de sítios arqueológicos; Licenciamento Ambiental e Educação Patrimonial.

Finalizando o primeiro dia de palestras do evento, Suzana Hirooka irá falar sobre a “Arqueologia, Arquitetura e o Centro Histórico de Cuiabá”. Geóloga graduada pela (UFMT), pós-graduada em Arqueologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, abordando o campo da Arqueologia Ambiental. Mestranda em Paleontologia de vertebrados quaternários pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). A profissional tem experiência em Espeleologia, levantamento e mapeamento de cavernas e é coordenadora de projetos culturais, envolvendo implantação de museu e educação patrimonial. Também é coordenadora técnica do Museu de História Natural de Mato Grosso e presidente do Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOSS), além de ser consultora em projetos ambientais e relatórios de impacto ambiental no campo de Diagnóstico, Prospecção e Salvamento Arqueológico e Paleontológico e membro do Instituto Histórico Geográfico de Mato Grosso.

Confira aqui a programação completa

Laura Resende, comunicação CAU/MT

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

12/12/2024

154ª Reunião Plenária Ordinária CAU/MT

Notícias Recentes

11/12/2024

CAU/MT e CREA-MT fiscalizam a estrutura provisória do Shopping Popular

Notícias Recentes

11/12/2024

CAU/MT na mídia – novembro

Notícias Recentes

10/12/2024

Imagem da Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá vence concurso de fotografia