Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

12/07/2024ㅤ Publicado às 15:31

Parceria inédita foi oportunidade para que profissionais tenham mais celeridade no momento da aprovação 

Durante dois dias consecutivos (10 e 11/07) o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT), em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, promoveu o workshop “Aprovação de Projeto Legal”, na sede do Conselho. A capacitação foi destinada a profissionais da área, com o objetivo de aprimorar conhecimentos de arquitetos e urbanistas em relação à assertividade no momento da aprovação de projetos.

Segundo a presidente do CAU/MT, a iniciativa é de grande valia para a celeridade dos procedimentos. “A parceria é inédita e muito bem-vinda. Acredito que precisamos estar sempre próximos de órgãos como a Prefeitura de Cuiabá, pois os objetivos são semelhantes, ou seja, todos saem ganhando: o CAU/MT, a prefeitura, toda a comunidade e os arquitetos. Nós ganhamos com isso, e a prefeitura acaba contribuindo com essa parte de aprovação, que para nós é um gargalo muito grande. Trazendo os analistas da gestão para ministrar esse conteúdo com os arquitetos, não só para os recém-formados, mas para os que atuam, contribui para formação, para um projeto qualificado, para uma boa apresentação. É uma ação em que todos saímos melhores. Estou bem feliz com esta iniciativa”, considera.

Karolainy Brito, coordenadora de processos da Prefeitura de Cuiabá, considera que a oportunidade pode ser aproveitada por diversos tipos de profissionais. “Estavam presentes pessoas recém-formadas e outros que já atuam há anos, ou seja, foi proveitoso para ambos”, comenta. O processo legal agiliza o trabalho para ambos os lados e evita inclusive sanções para o arquiteto ou engenheiro civil. O conteúdo envolve temas como o sistema de aprovação de projeto; aprovação de projeto junto à prefeitura municipal de Cuiabá e principais legislações utilizadas para aprovação.

O conteúdo foi o mesmo para ambas as turmas, na primeira, foram esclarecidas questões sobre a documentação necessária para abertura de processo de aprovação e a aplicabilidade da legislação nos projetos. “É importante para o profissional se aprofundar um pouco mais na legislação urbanística do município. É preciso conhecer bem para não só cobrar do município, mas saber que tem responsabilidade a partir do momento que assinam o documento. É necessário ter o conhecimento da Lei Urbanística do município de Cuiabá”, explicou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Juares Samaniego.

O arquiteto Cláudio Miranda participou do evento e revelou que o nivelamento sobre a legislação e os procedimentos para análise e aprovação de projetos atenderam e muito suas expectativas. “O processo foi bastante participativo, o que facilitou muito atender as demandas e dúvidas da grande maioria dos participantes. Chamou-me atenção a participação feminina no processo. Dos 23 participantes, 20 eram mulheres, sendo que também os instrutores eram duas mulheres”, destacou.

Segundo Cláudio, no processo percebeu-se o interesse das técnicas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente “no sentido do avanço e do aprimoramento dos processos de análise e aprovação, visando muito à sua simplificação sem abrir mão da responsabilidade pública com relação ao gerenciamento do uso e da ocupação do solo. Outro benefício do processo foi a construção de procedimentos pelos profissionais que podem reduzir sensivelmente o trabalho dos analistas, proporcionando um ganho para ambas as partes”, disse ele.

O curso foi ministrado pela coordenadora de processos da Prefeitura de Cuiabá, Karolainy Brito, e pela Diretora de Gerenciamento Urbano da Prefeitura de Cuiabá, Kamilla Monteiro.

A inscrição foi validada mediante o pagamento de um valor simbólico de R$10,00, revertido diretamente ao Hospital do Câncer de Mato Grosso.

Laura Resende, Comunicação CAU/MT (Com Eliana Bess – Prefeitura de Cuiabá)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

19/07/2024

Artigo: “A catástrofe do Shopping dos Camelôs”, por Jandira Maria Pedrollo

Notícias Recentes

19/07/2024

150ª Reunião Plenária Ordinária do CAU/MT

Notícias Recentes

18/07/2024

6ª Reunião da Comissão de Ensino e Formação do CAU/MT

Notícias Recentes

18/07/2024

7ª Reunião da Comissão de Exercício Profissional do CAU/MT