Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

08/08/2019ㅤ Publicado às 09:09

Foto: Giovanna Fermam

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso promoveu nos dias 06 e 07 de agosto, o curso “Acessibilidade Aplicada ao Projeto Arquitetônico Legal”. A capacitação foi ministrada pela arquiteta e urbanista, Valéria Lima Rocha Duarte e realizada na sede do Conselho. O curso destinado a arquiteto e urbanistas, teve o objetivo de capacitar os profissionais para que eles possam garantir segurança e integridade física a pessoas com necessidades especiais ou de mobilidade reduzida.

O curso foi divido em três partes sendo a primeira a aplicação da parte teórica da capacitação, abordando todas as normas técnicas de acessibilidade e a legislação em vigor. Em um segundo momento, a ministrante convidou o Presidente da Fraternidade Cristã da Pessoa com Deficiência, Mario Lucio Guimarães de Jesus, que possui mobilidade reduzida em uma das pernas e a Secretaria da Fraternidade, Clarice Valeria dos Santos, que possui nanismo. Os convidados participaram do bloco “A voz da pessoa com deficiência”, em que abordam um pouco sobre suas experiências, lutas e dificuldades de mobilidade no dia-a-dia.

Mario Lucio Guimarães de Jesus e Clarice Valeria dos Santos convidados do curso de Acessibilidade. Foto: Giovanna Fermam

Ao fim do curso, os alunos participaram de uma dinâmica na prática, vivenciando pessoas com deficiência visual e cadeirantes. A atividade foi realizada nas calçados no perímetro entorno a sede do Conselho. Eles usaram protetores oculares para encenar uma pessoa com deficiência visual, fazendo uso de uma bengala longa para tatear o calcamento e o piso tátil. Fizeram uso também de cadeiras rodas, para vivenciar a experiência de uma pessoa cadeirante nas calçadas.

Vivência da pessoa com deficiência visual. Foto: Giovanna Fermam

Para a arquiteta e urbanista, Priscila Ferraz, o curso despertou um novo olhar sobre acessibilidade e que a iniciativa do CAU/MT foi excelente, alinhando e conectando os profissionais com todas as esferas da arquitetura. “Acredito que a responsabilidade em transformar nossas cidades em modelos mais acessíveis e sustentáveis é nossa. Precisamos sair mais nas ruas, precisamos estar mais atentos às necessidades plurais e singulares que cada ser humano tem”, destaca ela.

Primeira turma do curso de Acessibilidade Aplicada promovida pelo CAU/MT. Foto: Giovanna Fermam

Essa atividade faz parte de um planejamento da gestão 2018-2020, que possui o objetivo de promover a valorização da profissão e a qualificação do arquiteto e urbanista. Os próximos cursos promovidos pelo Conselho são “1º Encontro do Patrimônio Cultural de Cuiabá”, “Entenda o Bim” e o “Como estabelecer metas e manter o foco”, ambos com inscrições abertas no site do CAU/MT.

Saiba mais:
Conselho promove curso de Acessibilidade Aplicada
Participe da palestra “Como estabelecer metas e manter o foco”
CAU/MT promove a palestra “Entenda o Bim”
1º Encontro do Patrimônio Cultural de Cuiabá

Giovanna Fermam, Comunicação CAU/MT

DEIXE UM COMENTÁRIO

2 respostas para “Curso de Acessibilidade Aplicada capacita arquitetos e urbanistas”

  1. Bom dia, seria possível ter acesso ao material produzido para este curso?
    Sou arquiteta urbanista do Paranacidade/SEDU/Paraná e atuo na área de planejamento urbano municipal de regional.

    • CAU/MT disse:

      Prezada Maria Inês, solicito que entre em contato diretamente com a ministrante do curso, para solicitar o material da capacitação. Você pode entrar em contato com ela através do e-mail: valeriaduarte@oi.com.br
      Estamos a disposição.
      Atenciosamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

12/12/2024

154ª Reunião Plenária Ordinária CAU/MT

Notícias Recentes

11/12/2024

CAU/MT e CREA-MT fiscalizam a estrutura provisória do Shopping Popular

Notícias Recentes

11/12/2024

CAU/MT na mídia – novembro

Notícias Recentes

10/12/2024

Imagem da Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá vence concurso de fotografia