Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

13/06/2019ㅤ Publicado às 13:46

Alimentos não perecíveis arrecadados com a inscrição serão doados para instituições carentes

Curso de Tabela de Honorários promovido pelo CAU/MT

Profissionais realizam exercícios para melhor entendimento da tabela. Fotografia: Giovanna Chaves.

No dia 13 de junho, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso promoveu em sua sede o curso de Tabela de Honorários. A atividade foi ministrada pela Agente de Fiscalização do CAU/MT, Natália Martins Magri, com o intuito de promover a ferramenta, que serve como parâmetro de elaboração de orçamentos, assegurando um padrão de qualidade dos serviços prestados.

No curso foi realizado uma contextualização histórica da sua criação e a apresentação dos módulos de utilização: Módulo I – Remuneração do Projeto Arquitetônico de Edificações; Módulo II – Remuneração de Projetos e Serviços Diversos; Módulo III – Remuneração de Execução de Obras e Outras de Atividades.

Os profissionais realizaram a simulação de projeto de arquitetura de edificações, através do módulo I de remuneração. Além disso, realizaram algumas atividades cuja remuneração foi feita com base no módulo II, cálculo cujo serviço é considerado a hora técnica do profissional, despesas diretas, serviço de apoio técnico etc.

Para o arquiteto e urbanista Antônio Mascarenhas, o primeiro contato dele com a tabela foi através de uma campanha de incentivo do CAU. Ele destaca que com o uso da tabela de honorários, ele poderá gerenciar melhor os custos do seu escritório e custos pessoais. Para a ministrante do curso, Natália Martins Magri, o curso foi de grande proveito para os presentes, considerando que muitos já tinham contato com a ferramenta.

“A importância da promoção de cursos como esse fazem parte do âmbito da fiscalização, da valorização do exercício profissional. É preciso esclarecer aos profissionais que possuímos um referencial para cobrar os nossos serviços através da Tabela de Honorários do CAU, mesmo que para alguns ela possa ser considerada um pouco distante da realidade, não deixa de ser uma referência. Assim, precisamos buscar estar o mais próximo possível dela, pois somente desta maneira é que conseguiremos construir uma categoria menos dispare e consequentemente mais forte e unida”, destaca a Agente de Fiscalização.

Ressaltamos que nos próximos meses, iremos disponibilizar outras turmas para o curso de tabela de honorários. Todas as informações serão disponibilizadas no site do Conselho. Essa iniciativa faz parte do planejamento da Gestão 2018-2020, que preza pela valorização e a capacitação profissional.

Saiba mais:
CAU/MT promove curso da Tabela de Honorários
Como cobrar por um serviço de arquitetura e urbanismo?

Giovanna Fermam, Comunicação CAU/MT

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

12/12/2024

154ª Reunião Plenária Ordinária CAU/MT

Notícias Recentes

11/12/2024

CAU/MT e CREA-MT fiscalizam a estrutura provisória do Shopping Popular

Notícias Recentes

11/12/2024

CAU/MT na mídia – novembro

Notícias Recentes

10/12/2024

Imagem da Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá vence concurso de fotografia