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03/05/2013ㅤ Publicado às 15:30

  No início da semana foram apresentados os detalhes do projeto Píer em E feito pelo arquiteto João Pedro Backheuser, do escritório brasileiro Blac, em parceria com o espanhol Alonso-Riera-Balaguer para a nova zona portuária do Rio de Janeiro. O evento aconteceu no Departamento do Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ).

 

 

  A proposta é uma alternativa ao projeto da Companhia Docas, Píer em Y, criticado pelos impactos que seriam causados ao ambiente. O projeto prevê a construção de três atracadouros perpendiculares para seis navios e um terminal de passageiros elevado, que liberaria o espaço do entorno para a criação de um boulevard, da Praça Quinze à Avenida Francisco Bicalho.

 

  De acordo com Backheuser, “o Píer em Y não se harmoniza com a orla e fica extremamente próximo a patrimônios tombados, como o Mosteiro de São Bento e o casario da Praça Mauá. Um navio atracado no local também encobriria parte da paisagem. Além disso, o terminal de passageiros corta o boulevard, criando uma descontinuidade no passeio.”

 

  O Píer em E, por sua vez, estará localizado entre a entre a metade do armazém 3 até o 6 e deixaria livre uma faixa de 120 metros entre a linha d’água e os píeres. Nesse espaço o arquiteto pretende criar uma marina, com capacidade para até 250 barcos de cerca de 30 pés, que serviria como um ponto de atração para o local. “Com o terminal de passageiros elevado, o boulevard ficaria totalmente liberado. Uma área específica também foi pensada para embarque e desembarque do VLT, que passará por ali, e dos ônibus”, ressalta Backheuser.

 

  O presidente do IAB-RJ, Sérgio Magalhães, afirmou: “É uma resposta funcional muito inteligente. A ponderação deve ser contraposta com as perdas que o Píer em Y gera para a paisagem e para toda aquela frente marítima.”

 

  Também presente no debate, a presidente da Comissão de Saneamento Ambiental da Assembleia do Rio, deputada Aspásia Camargo, entrou com uma ação popular contra o Píer em Y, que, segundo ela, afronta o Plano Diretor da cidade.

 

  A Companhia Docas não enviou representantes para o debate no IAB-RJ.

 

 

Fonte: Piniweb

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