Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

02/05/2013ㅤ Publicado às 16:30

 

  A série inédita Arquiteturas, dirigida por Paulo Markun e Sergio Roizenblit, estreou no dia 27 de abril, às 21h, no SescTV com o episódio Instituto Inhotim . Localizado no município de Brumadinho no Vale do Paraopeba, em Minas Gerais, o Instituto configura um espaço cultural que integra Arte Contemporânea e diversidade paisagística.

 

  A Série Arquiteturas, com direção de Paulo Markun e Sergio Roizenblit traz à tona a discussão de diferentes pontos de vista sobre o espaço arquitetônico e sua relação com as pessoas, a cultura e a cidade, a partir da ótica de arquitetos, historiadores, paisagistas, artistas e cidadãos.

 

  O episódio de estreia Instituto Inhotim percorre o espaço cultural idealizado pelo empresário Bernardo Paz em meados da década de 1980, que recebeu em 1984 a visita do renomado paisagista Roberto Burle Marx, responsável por apresentar colaborações para o projeto paisagístico dos jardins do Instituto, que desde então passou por variadas modificações com a finalidade de incorporar um rico acervo botânico. A partir de 2005, o Instituto Inhotim ampliou sua dimensão paisagística, com a recuperação e a introdução de coleções botânicas de diferentes partes do Brasil, com foco nas espécies nativas.

 

  O Instituto integra o campo das artes, da arquitetura e do paisagismo, configurando-se assim como uma das mais importantes e inovadoras iniciativas culturais dos últimos tempos no Brasil. Essa pluralidade de linguagens transparece no depoimento ao programa formulado por Jochen Volz, diretor artístico do instituto. “Inhotim é um lugar que é um bairro de Brumadinho, que se transformou num conjunto de várias galerias e com um grande parque no meio com uma coleção botânica. É também um museu com obras de arte, composto por pequenos museuzinhos”, destaca Volz.

 

  No programa que abre a série no dia 27 de abril, às 21h, é apresentado um panorama do instituto a partir de depoimentos de arquitetos que ilustram sua relevância no cenário artístico brasileiro. É o caso do arquiteto Carlos Alberto Maciel que enfatiza no programa o fato de o Instituto Inhotim estar inserido em um contexto amplo que tem uma visão integrada entre arte, paisagem natural e cultura. Segundo o arquiteto “Inhotim em si é um monumento. É importante pensar que ele decorre de uma visão muito generosa. Ele conta história, faz história, tem transformado o lugar que ele está num sentido mais amplo na cidade, nas relações sociais e transforma a própria cena do Brasil de arte internacional”.

 

  O programa possibilita ao telespectador percorrer em cada galeria do instituto, representativas obras de conceituados artistas plásticos como Adriana Varejão e Miguel Rio Branco. O espaço cultural abriga ainda cinco obras de Hélio Oiticica e Neville D´Almeida, de 1973, denominadas “Quase-Cinema”, onde o visitante pode vivenciar ambientes sensoriais com projeções de slides, trilhas sonoras e elementos táteis.

 

  Ao visitar os jardins e galerias do Instituto Inhotim, o telespectador poderá aproximar-se de alguns dos conceitos de arquitetura, em uma clara referência de que o pensamento arquitetônico está próximo ao seu cotidiano.

 

Aproveite para conferir a diversidade da arquitetura todo sábado, às 21h em episódios inéditos de Arquiteturas que o SescTv leva ao ar!
Arquiteturas
Instituto Inhotim
Estreia Dia 27/04, às 21h
Classificação Indicativa: Livre
Reapresentações: Dias 28/04, às 12h e às 20h; 29/04, às 10h e às 22h; 30/04, às 14h; 01/05, às 15h; e dia 02/05, às 8h.

Fonte: Sesc TV

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Notícias Recentes

12/12/2024

154ª Reunião Plenária Ordinária CAU/MT

Notícias Recentes

11/12/2024

CAU/MT e CREA-MT fiscalizam a estrutura provisória do Shopping Popular

Notícias Recentes

11/12/2024

CAU/MT na mídia – novembro

Notícias Recentes

10/12/2024

Imagem da Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá vence concurso de fotografia