Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

26/04/2013ㅤ Publicado às 17:00

 

  O escritório de Arthur Casas é especialista em explorar a simplicidade, sempre escapando do simplório. Esta morada, em Itu, a cerca de uma hora de São Paulo, é um ótimo exemplo do traçado equilibrado produzido pelo estúdio. A casa em “L” é o refúgio para um jovem casal com filhos. Com separações de usos claras e muitas possibilidades de circulação, a construção tem forte relação com a natureza que a envolve. O paisagismo deste terreno privilegiado, às margens de um pequeno lago e sob a sombra de um frondoso ipê-amarelo, foi feito por Luis Carlos Orsini.

 

  A casa, constituída pela união de dois longos blocos retangulares, é marcada pela horizontalidade e pela fluidez entre os espaços. Há muitos percursos – interiores e exteriores – que geram diversas possibilidades de leitura da obra. Na planta em “L”, os ambientes estão distribuídos de maneira lógica. O térreo do volume principal contém o quarto dos filhos, e o pátio interno contínuo, o home theater e uma grande sala de estar que se abre para o terraço. Acima, ficam a suíte do casal e a academia. No térreo do outro volume, estão as alas comum e de serviço. No primeiro andar, ficam os quartos dos hóspedes.

 

  A entrada fica no ponto em que os dois volumes se tocam. O pé-direito baixo marca a transição do interior para o exterior. A sala de estar se encontra num nível ligeiramente mais baixo do que a sala de jantar. Um tronco de árvore domina este espaço, revestindo a única coluna presente ali. Um destaque da arquitetura é sua capacidade de se abrir para o jardim. Os caixilhos deslizam e ficam completamente escondidos dentro das paredes, trazendo o terraço e a paisagem para dentro da casa. Do lado de fora, o ipê foi preservado. Um detalhe cuidadoso foi alinhar a ele a escada externa.

 

  Há ainda um segundo terraço, ligado à sala, sob a pérgola em balanço com toldo retrátil. Esta lateral é dominada por um deque de madeira e uma raia de natação. Grandes pedras penetram a piscina, unindo arquitetura e paisagismo. A casa se insere discretamente na paisagem. O revestimento externo foi feito com madeira cumaru e uma tinta que leva a própria terra do local. Apesar de seu tamanho avantajado, com 950 m², e de sua linearidade contemporânea, a construção se relaciona bem com a natureza. É uma bela e boa casa de campo.

 

Fonte: Casa Vogue Globo

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Notícias Recentes

12/12/2024

154ª Reunião Plenária Ordinária CAU/MT

Notícias Recentes

11/12/2024

CAU/MT e CREA-MT fiscalizam a estrutura provisória do Shopping Popular

Notícias Recentes

11/12/2024

CAU/MT na mídia – novembro

Notícias Recentes

10/12/2024

Imagem da Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá vence concurso de fotografia