Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

24/09/2018ㅤ Publicado às 19:11

O interior de uma casa oferece um alto risco de acidentes para os idosos, pois um corpo mais enfraquecido e os reflexos mais lentos qualquer atividade comum pode ser perigosa se o ambiente não estiver adequado.

Garantir ao idoso sua cidadania e dignidade é algo defendido na Constituição Federal, mais precisamente no Artigo 230, onde diz que: “A família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar, garantindo-lhes o direito à vida”.

Com o crescimento do envelhecimento populacional, os acidentes domésticos constituem um problema de saúde pública. Segundo a Associação Médica Brasileira, anualmente 50% da população com mais de 65 anos sofrem quedas e 70% desses acidentes são em ambiente doméstico, ou seja, um ambiente melhor adaptado para os idosos significa uma redução exponencial dessa porcentagem de acidentes.

Está em andamento em Mato Grosso o projeto chamado Casa Segura, no qual várias entidades devem participar. Com seu planejamento no início, o objetivo é estabelecer um programa estadual educativo e de prevenção de quedas acidentais, em especial para idosos. Uma cartilha será um dos meios pelo qual a ideia será disseminada.

A cartilha contará com planos para uma melhor segurança dos idosos em um ambiente residencial e também em casas de repousos. Além da participação de arquitetos e engenheiros, também terá o acompanhamento de um médico ortopedista e de um geriatra.

Fomentar a colaboração entre setores públicos, privados, todos os níveis de governo, instituições sem fins lucrativos e a sociedade civil também são objetivos do Casa Segura que também conta com a parceria da Unimed.

Está previsto para o dia 10 de novembro o Fórum do Idoso, onde o projeto será levado a público pela primeira vez. 

Também está prevista a apresentação de um módulo itinerante com um ambiente como quarto ou banheiro adaptado aos idosos. O módulo demonstrará à importância do aparato de segurança que vise uma melhor qualidade de vida aos idosos, sendo que esta estrutura passará por eventos voltados à arquitetura como o Casa Cor, shoppings e órgãos públicos.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso apoia o projeto. Em breve, divulgaremos mais informações. 

Simone Alves,  Comunicação CAU/MT

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

23/07/2024

Inovação e Política Pública Marcam 41ª Reunião do Fórum de Presidentes do CAU/UFs

Destaques

23/07/2024

CAU/MT recebe Abilio Brunini (PL) e apresenta carta com políticas públicas para desenvolvimento da cidade

Destaques

23/07/2024

Inscrições abertas – Semana da Habitação 2024 aborda Moradia Digna e resiliência

Destaques

22/07/2024

Disponível: assista a 150ª Reunião Plenária do CAU/MT