Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

02/10/2017ㅤ Publicado às 15:10

O Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Centro Internacional para a Conservação do Patrimônio (CICOP), realizam, em Cuiabá, entre 03 e 07 de outubro, o “I Congresso Nacional para Salvaguarda do Patrimônio Cultural: Fronteiras do Patrimônio”.

O evento é destinado a pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, profissionais das áreas de arquitetura, engenharia, história, arqueologia, geografia e direito. O objetivo é envolver a sociedade nessa abordagem e discussão da dimensão cotidiana do patrimônio e os desafios para sua preservação.

Segundo os organizadores, o Congresso pretende ainda gerar reflexões sobre proteção, conservação, restauração, preservação, reabilitação, revitalização de bens materiais e imateriais, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira e da mato-grossense.

Durante o evento serão abordados os modos de criar, fazer e viver; as criações científicas, artísticas e tecnológicas; as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; os cinco conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico. “Em resumo, o Congresso aqui proposto pretende discutir limites e fronteiras – subjetivas e físicas -, possibilidades, experiências e o futuro da salvaguarda do patrimônio cultural no Brasil, seja para fortalecer identidades, como também favorecer uma visibilidade mais democrática do patrimônio de regiões fronteiriças e distantes dos centros de maior visibilidade do país”, pontua a presidente da Comissão Organizadora, Luciana Pelaes Mascaro.

Mais informações e inscrições, clique aqui 

Comunicação CAU/MT

DEIXE UM COMENTÁRIO

Uma resposta para “UFMT realiza evento sobre patrimônio cultural”

  1. ir.Jorge Mendes-FSB disse:

    prezados ,me chamo Ir.Jorge sou de Salvador,e iniciei um trabalho com jovens em relaçãoao a Patrimonio,e estamos com projetos para uma Educação Patrimonial e criarmos um Centro de restauro como visitas guiadas,gostária de ver a possibilidade de parceria com os amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

18/12/2024

Balanço de fiscalização – Relatório de novembro de 2024

Destaques

18/12/2024

Fórum de Presidentes realiza última reunião ordinária do ano em Brasília

Destaques

17/12/2024

CAU/MT recebe certificados de ouro e bronze pelo “Prêmio Colunistas Centro-Leste 2023”

Destaques

17/12/2024

Verificação de autenticidade do documento: Como saber se um RRT é verdadeiro?